segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Nunca vou esquecer!



Por mais anos que passem nunca vou esquecer estes meses!
Lembro-me do 4 de janeiro dia que soube o resultado da biópsia que veio a confirmar a citologia 90% de células cancerígenas, depois todo este tempo de espera para fazer a cirurgia onde retiravam o desgraçado que se apoderou da minha mama sem consentimento meu!
Foi o tempo previsto... mês e meio mas para mim foi uma eternidade...não desejo a ninguém o sofrimento que vivi sem volta a dar.
Sem conhecimento de nada, nunca tinha vivido uma situação destas com ninguém perto de mim felizmente, mas tão perdida...sem saber o que me esperava.
Chegou o dia 10 de março e tranquila fui operada.
Deixo aqui o post do meu antigo blog " Brilho dos anjos"


A Doença também chegou até mim!

SEGUNDA-FEIRA, 5 DE MAIO DE 2008

Pois é... também chegou até mim a doença que tanto tememos!
Para saberem como foi comigo terei que lhes contar, um dia sem mais nem menos senti uma dôr na mama(esta é palavra certa) e ao levar a mão reparei que tinha um alto enorme por cima da aureola, assustei-me e comentei logo com o meu marido onde me aconselhou a ir de imediato á médica de família esta ao fazer a apalpação assustou-me imenso mas tb disse que podia não ser nada e mandou-me fazer uma eco de urgência. Escusado será de dizer que sentimos que nos tiraram o tapete debaixo dos pés, que vamos perder quem tanto amamos, quem tanto precisa de nós, que vamos deixar de ver e apreciar o que a Vida tem de melhor e pior! É uma sensação de perda mesmo!
Não foram muitos dias, foram dois até saber o resultado da Ecografia e Mamografia mas o suficiente para parecer uma eternidade e...felizmente estava tudo bem era uma bolsa de liquido que voltaria ao normal. E apartir desta data comecei a fazer os exames anuais onde no ano seguinte na mesma mama lá estava ele muito bem disfarçado redondinho como quem não fizesse mal a ninguém, a médica falou-me no IPO que era um nome assustador mas o melhor local para ír e lá fuí eu a uma consulta de Senologia e mais uma vez depois do médico analisar os exames que levava e fazer a apalpação disse que estava tudo bem! Mas como tinha passado por momentos menos bons onde entre outras coisas e a principal estava a morte da minha MÃE que tanto amava e eu estava medicada para uma depressão, disse ao médico que precisava de me sentir tranquila e segura para poder deixar a medicação logo que me fosse possivel, claro! Ainda hoje digo muitas vezes que foi um "Anjinho" que me soprou ao ouvido e alertou que alguma coisa não estava bem. E o Dr. marcou-me uma citologia aspirativa para me tranquilizar e assim o fiz, no resultado deu logo células suspeitas e aconselhavam uma biópsia aí o médico disse logo que ia ser operada e fazer Radioterapia fiz a biópsia tinha 90% de células malignas perguntou-me se podíamos preencher a papelada para a operação eu respondi logo que sim, ( isto sempre acompanhada pelo meu Maridão ele é o lado mais forte que preciso) mas quisemos saber qual o tempo de espera porque tenho seguro de saúde e achámos assim como o médico que poderíamos seguír em frente e assim foi, depois de alguns exames e dentro da data prevista um mês e pouco lá me telefonaram ficou marcado para dia 10 de Março ás 18,30 horas.
Falando agora de emoções ao saber do meu estado de saúde desta vez chorei, pensei: porquê eu? Mas... o susto foi menor, com a morte da minha MÂE em Outubro que foi e é uma dôr tão grande e ainda tão presente que me impediu de dar a importância que a doença gostaria que lhe desse e lá fuí operada sem medos nenhuns sem pensar sequer que algo podia correr mal, nada! Só uma dôr muito grande de não têr a minha MÃE ali comigo e chorei em silêncio todo tempo até levar a anestesia, acordei muito bem levantei a roupa para ver se tinha a minha maminha ihhiihh...e lá estava ela! Fuí para o recobro e na manhã seguinte tive alta o meu Marido estava delirante assim como eu era bom sinal poder ír para casa tão cedo, tinha tudo corrido muito bem tiraram o tumor com 2,3 cms e um quadrante da mama com 150 grs para margem de segurança e restava saber o resultado do gânglio sentinela, que soube passado umas semanas que estava limpo fiquei muito feliz e aliviada porque nem tudo na Vida tem que ser menos bom também há coisas muito boas!!!
Tenho que fazer seis sessões de Quimioterapia, Radioterapia não sei quantas, umas injecções que não sei bem para que são na altura pergunto á médica e por fim o tal comprimido durante cinco anos.

1º Tratamento de Quimioterapia

No dia 22 tive consulta com a Dra.Vera que é Oncologista onde me observou e explicou-me algumas coisas que ia sentir com tratamento e que tipo de tratamento seria e mais uma vez a parte do cabelo me chocou porque, ouvimos dizer ah X pessoa fez e não caíu, Y fez não sei quantas e tb não caíu e eu fui levada um pouco nessa ilusão pensei: com um pouco de sorte não vai caír...mas foi-me explicado que tem muito a ver com o tipo de Quimio e doença da pessoa e definitivamente no meu caso vai caír!
Mas como sempre quando recebo as notícias menos boas fico em choque e depressa sinto aquela "força" interior" como lhe chamo que sei de onde vem e fico melhor, não posso deixar de mencionar o meu MARIDÃO e todos os outros (familiares e amigos)que me cercam de carinho e força para seguír em frente!
Passando á frente... dia 23 de Abril 2008 foi o 1º tratamento de Quimio a enfermeira Ana Patricia tb me aconselhou e explicou tudo porque temos que fazer alguma medicação para os efeitos secundários e lá foi ela me entregar a outra enfermeira para começarmos, sentei-me num cadeirão que até parece ser muito confortável mas eu sou alta tinha que ficar de lado ihihihihi... os meus pés batiam no fim e tive que me encolher e lá veio os ditos saquinhos para me injectarem doeu um cadinho a enfiar a seringa mas depressa passou, estava com fome não tinha almoçado comi lá uma sopinha, pãozinho com queijo e uma maça assada. Eu adoro comer e até ali não escapou :-O o tratamento durou perto de duas horas e tal e vim bem disposta, no dia seguinte sentia um calor e tinha um rubor na cara que parecia ter feito praia mas tirando isso estive sempre sem sintomas até ao 3º dia que fiquei um pouco nauseada e zangada porque não queria estar assim ainda caiu uma lágrimazita mas passou. Agora estou a aguardar o próximo que é dia 14 de Maio e ficam a faltar só quatro ;o).

(terminei a quimio a...

SEXTA-FEIRA, 8 DE AGOSTO DE 2008


QUARTA-FEIRA, 20 DE AGOSTO DE 2008

Hoje começei o Tamoxifeno

Olá hoje começei a tomar o Tamaxifeno Farmoz 20 mgs isto é preciso tomar a uma hora certa???
Uma Prima da minha Mãe sou seja minha Prima em 2º grau tem 74 anos também toma mas, diz que tem que ser a uma hora certa a médica disse-me que era diário durante cinco anos eu tomei a seguír ao jantar será que pode ser durante essa refeição mais coisa menos coisa?
Normalmente como sempre á mesma hora mas agora no Verão como um pouquinho mais tarde e não sei se pode ser assim...
E também rapei o meu pouco cabelo como eu lhe chamo a minha penugem faz amanhã 3 semanas que acabei a quimio e acho que apartir de agora ele poderá crescer com força aiiiiiiiiiiiiiiii estou tão anciosa 1º porque quero ter cabelinho,2º porque estou curiosa em relação á cor e textura é que dizem que pode mudar agora podia ser liso visto ter caracoís durante 42 anos e uns meses mais.
A peruca faz calor, os lenços que é o que uso já me fez uma borbulhagem que felizmente já se foi e ando só com eles quando vou á rua e olhem que passo muito tempo em casa!
E pronto, estas são as minhas novidades continuação de boa noite e muitosss beijinhos!!!!


terminei o Tamoxifeno a..

31 DE AGOSTO DE 2013


QUARTA-FEIRA, 3 DE SETEMBRO DE 2008



2ª Feira começo a Radioterapia

Olá boa noite, soube hoje que 2ª feira ás 11 horas faço analises e ás 12h,30m faço a 1ª sessão de radio já achava estranho e tempo de demora mas parece que vou começar uma outra etapa ;o)
Beijinhos


terminei a radioterapia a...

TERÇA-FEIRA, 21 DE OUTUBRO DE 2008


Olá hoje iniciei o Herceptin 

TERÇA-FEIRA, 16 DE DEZEMBRO DE 2008

tive algumas dúvidas que a Enf. me ilucidou, eu sei que sou chata mas queria saber o que ia fazer...e pronto lá tava o "produto" feito á minha espera e o cadeirão,assim q entrei gozaram logo comigo porque tava com medo :p .
Senti aquele cheiro que me era conhecido mas que já estava esquecido,a boca secou logo foi-me explicado que depois do soro aplicaram um anti-histamínico porque um dos sintomas era tipo gripe,também puseram cortizona que perguntei se era em todos disseram que era só no primeiro ahhh bom ainda ficava uma vaca de gorda que já estou ihhihihhihi e pronto lá senti aquilo a correr pelas minhas veias,comecei a ficar sonolenta e quando saí com fome :) fui comer ao chinês o maridão trouxe-me pra casa e deitei-me eram umas 14h e tal acordei eras 17h30m ihihiihi só que agora tou com febre :( doi-me as articulações e a cabeça :p mas, um já cá canta é menos um!
Vi a Gigi tava muito bem disposta e com muito boa carinha, ainda não sabia se ia amanhã ou depois e nem tinha feito a mala para o aquário mas entretanto soubemos pela Nela que sempre vai amanhã e nós aqui estamos contigo!
Vais correr tudo bem mostra-lhes do que és feita ;)
Beijinhos pra todas!
Durmam bem


terminei o Herceptin a...

terça-FEIRA, 6 DE OUTUBRO DE 2009





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...