domingo, 26 de maio de 2013

História do Chá

 46
A bebida que conquistou o mundo!


Reza a lenda que o imperador Shen Nong, no ano de 2737 a.C., descansava debaixo de uma árvore enquanto os seus servos ferviam água. Algumas folhas dessa árvore, uma Camellia Sinensis, caíram dentro da água em ebulição e o imperador, curioso, decidiu prová-la, ficando encantado com o seu sabor.


Conhecido entre o seu povo por Curandeiro Divino, Shen Nong, que dedicava parte do seu tempo à recolha e análise de plantas para fins medicinais, depressa popularizou a nova bebida. Mito ou não, a verdade é que, quase 5 mil anos depois, continuam a ser reveladas novas virtudes para a deliciosa bebida que o imperador, por mero acaso, descobriu.



Sabe-se que muitos anos mais tarde, de 618 a 906 d.C., em plena dinastia T’ang, o chá era já considerado a bebida nacional da China. Tanto assim foi que, por volta do ano 780 d.C, o monge budista Lu Yu escreveu Ch’a Ching onde, em três tomos, se descrevem os métodos de cultivo e as tradições espirituais e cerimoniais do chá.



 Pouco depois, o uso do chá começa a expandir-se para Ocidente, através da Ásia Central e da Rússia. No entanto, foi só a partir do primeiro quartel do século XVI, altura em que os portugueses chegaram ao Extremo-Oriente, que o chá foi trazido para a Europa e se deu início à sua divulgação e comercialização por todo o Continente.



Curiosamente, no Reino Unido, onde o chá é hoje tão popular, o seu uso só se generalizaria a partir de 1662, quando Catarina de Bragança chega a Inglaterra para se casar com o rei Carlos II.



Hoje, tantos milénios mais tarde, o chá é, para além da água, a bebida mais consumida em todo o mundo. E a mais saudável também.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...