domingo, 6 de janeiro de 2013



Já várias vezes nos questionamos sobre o miado dos nossos felinos. Na verdade não se trata apenas de um som emitido mas sim um método sofisticado de comunicação. Os hábitos de vocalização e a voz dos gatos são tão individuais quanto a voz de uma pessoa. E há gatos que comunicam mais que outros. Por exemplo, os gatos siameses são famosos pelo seu gemido particularmente agudo. Existem vários tipos de miados, tais como:

- Pedir atenção: Quando acontece aquele vai-vem na cozinha e perto do local onde costumar comer. É um miado que pede que lhe dê comida e alguma atenção.

- Boas-vindas: Quando os donos chegam a casa, de forma repetitiva. Está a pedir que lhe faça festinhas ou que lhe pegue ao colo e brinque com ele. Mas quando repetido constantemente, também pode estar relacionado com acasalamento.

- Gata com cio: O miado é constante e serve para anunciar a sua disponibilidade aos machos. Por vezes, pode chegar a um choro prolongado a qualquer hora, seja de dia ou de noite.

- Murmúrios estranhos: É uma manifestação sonora da antecipação felina ou de alguma frustração, mais ou menos como uma pessoa faz ao estalar os lábios. Alguns chegam a pensar que se trata de uma manobra por parte do gato para fazer com que a presa se aproxime para investigar o ruído estranho.

Rosnar, expelir o ar com força, emitir silvos prolongados: São na maior parte das vezes vocalizações agressivas ou defensivas. Também pode acontecer no caso do gato estar assustado ou zangado.

- Ronronar: Significa que o gato está contente e feliz ♥

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...