segunda-feira, 7 de maio de 2012


1. Antes de adquirir um animal, seja ele qual for, considere o seu tempo médio de vida. Confirme se toda a família está de acordo com a chegada de um novo membro, veja se há recursos financeiros para mantê-lo e certifique-se quem tem quem cuide dele nas suas ausências (fins-de-semana, feriados, férias, ...)

2. Dê prioridade à adopção em canis municipais ou associações de protecção animal em vez de comprar.

3. Informe-se bem sobre as características e necessidades do animal escolhido – tamanho, tipo de pêlo, temperamento, espaço necessário, ...

4. Não deixe o seu animal sair à rua sozinho! Leve-o a passear sempre com coleira e trela. Mas, em casa, não o mantenha fechado num espaço pequeno (varanda, quintal) e muito menos acorrentado.

5. Tenha sempre atenção à saúde do animal. Aloje-o convenientemente e nunca lhe falte com água e comida adequada. Desparasite, vacine, dê banho, escove e ao menor sinal que algo possa estar errado leve-o ao veterinário.

6. A saúde psicologicamente do animal e a sua sociabilização são essenciais. Dê atenção e carinho e não o maltrate ou castigue.

7. Eduque o seu animal, mas respeitando sempre as suas características. Opte sempre pelo treino positivo.

8. Na rua, recolha as necessidades do seu cão.

9. Identifique o seu animal com uma medalha (com número de telemóvel do dono ou morada) e através do microchip (actualmente obrigatório para cães nascidos a partir de 1 de Julho de 2008).

10. Lembre-se: não há mesmo dono para todos os animais que nascem. Castre os machos e esterilize as fêmeas. Isso evitará crias indesejadas e trará benefecíos para a saúde dos seus animais.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...