quarta-feira, 11 de abril de 2012

Saúde: Vacina contra o cancro pode estar disponível em seis anos
A vacina já foi testada em sete pacientes, que registaram sinais de eficácia
Foto: André Takahashi/Flickr













Saúde: Vacina contra o cancro pode estar disponível em seis anos

Marcadores:  ,  ,  , 
Investigadores israelitas descobriram uma vacina que destrói células cancerígenas. Até agora, os resultados dos testes têm sido positivos e, a provar-se a sua eficácia, a vacina pode estar disponível dentro de seis anos.
Um grupo de cientistas da Universidade de Telavive, em cooperação com a empresa farmacêutica Vaxil Biotherapeutics, descobriu uma vacina que tem como alvo a molécula MUC1, presente em 90% dos cancros. O fármaco permite que o organismo reconheça as células cancerígenas (estas não são, normalmente, reconhecidas pelo sistema imunitário como uma ameaça) e as destrua.
A vacina, denominada ImMucin, encontra-se em fase de ensaios clínicos e os resultados preliminares demonstram que pode aumentar as respostas do sistema imunitário e reduzir, desta forma, os níveis da doença.
Até agora, sete de dez pacientes infetados com mieloma múltiplo (um tipo de cancro de sangue), nos quais foi testada a injeção, já terminaram a terapia. Em comunicado, a farmacêutica Vaxil Biotherapeutics garante que, após um mês de tratamento, "em alguns doentes, registaram-se sinais preliminares de eficácia clínica", nomeadamente "a estabilização de marcadores da doença", assim como "um decréscimo da presença de cancro medido pela percentagem de células de plasma na medula óssea".
Os cientistas acreditam, ainda, que a ImMucin pode ser também usada contra pequenos tumores, caso sejam detetados atempadamente, e pode ajudar a prevenir metástases e reincidências em pacientes que já tenham sido submetidos a outros tratamentos, nomeadamente cirurgia.
Embora já tenham sido publicados na revista Vaccine, os resultados ainda são, por enquanto, muito precoces. Contudo, a comprovar-se, em testes adicionais, a sua eficácia, a vacina contra o cancro poderá estar disponível, universalmente, dentro de seis anos.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...