quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Cuidados especiais para o frio que chega sexta-feira a Portugal continental

Cuidados especiais para o frio que chega sexta-feira a Portugal continental

Uma descida de temperatura acentuada vai atingir Portugal continental a partir de sexta-feira e a manter-se, pelo menos, até terça-feira, com os valores médios a baixarem cerca de seis graus centígrados. Esta informação do Centro de Previsão Instituto de Meteorologia já foi complementada no dia de hoje pela Direção Geral da Saúde (DGS) com uma série de recomendações que começam por lembrar que a exposição ao frio pode ter consequências graves para a saúde.

A descida acentuada da temperatura em Portugal continental vai ocorrer a partir de sexta-feira e segundo o Instituto de Meteorologia por força da "ação de uma massa de ar fria transportada na circulação de um anticiclone situado no Norte da Europa".

As previsões apontam para "uma descida significativa dos valores da temperatura do ar na ordem dos seis graus centígrados" a partir de sexta-feira, uma situação que Instituto de Meteorologia prevê que deverá manter-se até à próxima terça-feira "altura a partir da qual se espera uma subida gradual dos valores da temperatura".

Com as temperaturas a descerem a valores abaixo dos normais para esta época, a Direção Geral da Saúde já complementou a informação do Instituto de Meteorologia com uma série de recomendações para enfrentar a descida acentuada da temperatura.

A DGS lembra que a exposição ao frio pode ter consequências graves sendo que “os problemas de saúde mais comuns diretamente associados ao frio são o enregelamento e a hipotermia" pelo que importa lançar avisos para os grupos vulneráveis.

Lembrando que "o frio é também responsável pelo agravamento de doenças, particularmente, cardíacas e respiratórias", a DGS recomenda que a temperatura da casa deve ser mantida entre os 19º e os 22º, mas com o aviso especial de que não devem ser utilizados fogareiros a carvão.

De forma a proteger as pessoas sós ou isoladas, a DGS lembra ainda que os familiares, amigos e vizinhos têm um papel importante e pedem que se faça um telefonema ou exista um contacto pelo menos uma vez por dia.

Relativamente à alimentação a DGS aconselha a ingestão de sopas e bebidas quentes, como leite ou chá, e também, se a saúde o permitir, alimentos calóricos como chocolates, azeite, frutos secos.

A DGS sublinha que os grupos mais vulneráveis ao frio são os bebés e pessoas idosas já que são muito suscetíveis e não têm grande perceção das alterações de temperatura, não sentindo muito frio no inverno, tal como não sentem muito calor no verão.Alerta da Proteção CivilTambém a Autoridade Nacional de Proteção Civil lançou um alerta
sobre o frio intenso que se aproxima com um primeiro conselho para que as pessoas evitem estar ao frio durante muito tempo.

Vestir várias camadas de roupa, proteger a boca e o nariz, usar luvas, chapéu e cachecol, não exercer atividades físicas violentas e ter especial cuidado com aquecimentos a lenha, por causa do monóxido carbono, são algumas das recomendações.
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=523196&tm=8&layout=121&visual=49

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...