quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Radioterapia também provoca efeito “quimio-cérebro”


Estudo publicado na revista “Cancer”



As mulheres que passaram pelo tratamento de quimioterapia e radioterapia para combater o cancro da mama podem apresentar problemas de memória e de concentração vários anos depois, aponta um estudo recente publicado na revista “Cancer”.


O estudo incluiu 62 mulheres tratadas com quimioterapia e radioterapia para o cancro da mama, 67 apenas com radioterapia e 184 saudáveis que serviram de grupo de controlo. As pacientes com cancro da mama foram submetidas à avaliação neurológica seis meses e três anos após o término do tratamento.


Os investigadores descobriram que a quimioterapia pode causar problemas cognitivos, ou de pensamento, que persistem durante três anos após o final do tratamento. Este padrão de mudanças é frequentemente chamado de " quimio-cérebro"- diminuição na função cognitiva após o tratamento quimioterápico. Também verificaram que as pacientes que foram tratadas apenas com radioterapia muitas vezes tinham problemas semelhantes às que receberam o tratamento conjunto de radio e quimioterapia.


Não houve qualquer indicação de que a terapia hormonal com o tamoxifeno, causasse problemas cognitivos. "Estes dados sugerem que os problemas, relacionados com as suas capacidades mentais, sentidos por algumas sobreviventes do cancro da mama não se devem apenas à administração da quimioterapia", disse, em comunicado de imprensa, Paul Jacobsen, do Centro Oncológico e Instituto de Investigação Moffitt na Florida, EUA.


"Os nossos resultados também fornecem um quadro mais completo do impacto do tratamento oncológico sobre as capacidades mentais que os estudos que não seguiram as pacientes durante tanto tempo, nem observaram as capacidades mentais em sobreviventes de cancro que não tinham sido tratadas com quimioterapia", acrescentou.


ALERT Life Sciences Computing, S.A.



Fonte: http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/radioterapia-tambem-provoca-efeito-%E2%80%9Cquimio-cerebro%E2%80%9D

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...