sábado, 12 de novembro de 2011



Andava a ver as minhas coisas e encontrei isto escrito no meio de tantos outros desabafos.

Dia: 28-1-2008

Mãe:
A suspeita confirmou-se é CANCRO. Vou ter que ser operada, já tenho exames marcados. No fundo eu sabia que ia ser este o resultado embora haja sempre uma pequena esperança de que nada fosse...mas infelizmente não foi isso que aconteceu!
Vou tentar ser forte por mim, por quem se preocupa comigo, porque atrás de mim vai mais gente e eu não quero que isso aconteça!!
Neste momento só me resta a coragem, fé em Deus e muita confiança e isso só depende de mim.
Com a tua protecção assim como a de Deus eu vou conseguír!!!
Imagens Para Orkut

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Jantar na casa da Maguie

















Hoje foi mais um "daqueles" dias :) fomos almoçar á maison da Maguie. Ela prendada como uma formiguinha presenteou-nos com uma massada de tamboril e lasanha estavam maravilhosas!!!!!
Como não bastasse um tiramissú e um semi frio de frutos silvestres estavam igualmente bom!
Obrigado pela simpatia que já nos acostumas-te e a boa vontade de receber estas doidas todas!!!!!
Beijinhos a todas :)

Vacina contra cancro da mama metastático e tumor no ovário mostra-se promissora

11/11/2011 - 15:19
O tratamento com uma vacina recombinante poxviral mostrou uma resposta positiva tanto para o cancro da mama metastático quanto para o cancro do ovário, segundo um udo publicado na Clinical Cancer Research (revista da Associação Americana para Pesquisa do Cancro), avança o site ISaúde.

"Com a vacina, podemos claramente gerar respostas imunológicas que levam a respostas clínicas em alguns doentes", disse o investigador James Gulley, do National Cancer Institute, na Filadélfia.

Gulley e os seus colegas inscreveram 26 pacientes e lhes atribuíram vacinações mensais com PANVAC, que contém transgenes para MUC-1, CEA e três moléculas co-estimulatórias dos linfócitos T.

Estes pacientes já haviam sido pré-tratados intensivamente, e 21 deles receberam pelo menos três regimes de quimioterapia anteriormente.

Entre os 12 pacientes com cancro da mama, a média de tempo para a progressão foi de 2,5 meses e a sobrevida global mediana foi de 13,7 meses. Quatro pacientes tiveram a doença estável.

Para os 14 pacientes com cancro do ovário, o tempo médio de progressão foi de dois meses e a sobrevida global mediana foi de 15 meses.

Após o tratamento, reacções leves no local da injecção foram o efeito secundário mais comum.

De acordo com Gulley, o interesse em vacinas contra o cancro está a aumentar e mais estudos são necessários para determinar quais vacinas beneficiarão quais pacientes. "O benefício sustentado visto em alguns pacientes neste estudo ressalta o potencial das vacinas terapêuticas para impactar os resultados clínicos sem toxicidade. No entanto, mais estudo


A Lenda, O Magusto E As Castanhas De S. Martinho

  1. S. Martinho
  2. S. Martinho • Antes de baptizado e convertido ao Cristianismo, S. Martinho foi na mocidade soldado das legiões do Imperador Juliano. Certo dia, sob o vendaval e a neve, equipado e armado, montado a cavalo, S. Martinho viu um mendigo seminu, cheio de frio, estendendo a sua pobre mão ossuda e congelada.
  3. O Santo parou o cavalo, pegou com caridade a mão do abandonado e, em seguida, com a sua espada, cortou ao meio a sua capa de agasalho, e deu metade ao peregrino e, envolto na outra metade, sacudiu a rédea e prosseguiu através da tormenta, do vento e da neve.
  4. O milagre • Subitamente, no caminho do soldado, a tempestade que se fazia sentir desfez-se, amainou o tufão e a geada, o céu descobriu instantaneamente, como por encanto, a sua profundidade límpida e azul, e um sol acariciante e resplandecente inundou a terra de alegria e vestiu de luz e calor o cavaleiro caridoso.
  5. O Verão de S. Martinho Deus, reconhecido, para que não se apagasse da memória dos homens a notícia deste acto de bondade, praticado por um dos seus eleitos, dispôs que em cada ano, na mesma época em que S. Martinho se desfez da metade da capa, por alguns dias se interrompesse o Inverno, cessasse o frio, sorrisse o céu e a terra, e um calor saudasse a natureza, sempre insensível à vontade dos homens, em memória daquele que, em certo dia, humilde soldado, trotando a sós por um caminho, desafiou e venceu a fúria insuperável dos elementos.
  6. O Verão de S. Martinho É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho
  7. Provérbios - No dia de S. Martinho vai-se à adega e prova-se o vinho. - Mais vale um castanheiro do que um saco com dinheiro. - Pelo S. Martinho, todo o mosto é bom vinho. - Quem bebe no S. Martinho, faz de velho e de menino. - Queres pasmar o teu vizinho? Lavra e esterca p'lo S. Martinho. - Se o Inverno não erra caminho, temo-lo pelo S. Martinho. - No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho. - Pelo S. Martinho, deixa a água pró moinho. - Pelo S. Martinho, semeia o teu cebolinho. - Pelo S. Martinho, mata o teu porco e bebe o teu vinho. - Pelo S. Martinho, semeia favas e linho.
  8. O Magusto É a festa em que se assam as castanhas (que se recolhem nesta altura) e se convive. Tem a ver com o momento em que, depois da vindimas, nos meses de Setembro e Outubro, o vinho está pronto e se prova.
  9. A Castanha A castanha é um fruto que nasce de uma árvore: o castanheiro. Um conjunto de castanheiros chama-se souto. É no norte de Portugal que os castanheiros se dão melhor, e é de lá que vêm as castanhas que se vendem no País todo. A castanha está na árvore protegida por uma bola cheia de picos que se chama quot;ouriçoquot;. Quando chega o Outono, o ouriço abre e deixa cair a castanha no chão. Antes de a batata chegar à Europa e se espalhar por todo o lado (séc. XVII), a castanha era a base da alimentação, especialmente no campo. Pode cozer-se, assar-se, fazer-se em puré, fazer-se sopa com ela, doce, etc. 

São Martinho




São Martinho de Tours era filho de um Tribuno e soldado do exército romano. Nasceu e cresceu na cidade de Sabaria, Panónia (atual Hungria), em 316, sob uma educação da religião dos seus antepassados, deuses mitológicos venerados no Império Romano, aos 10 anos de idade, entrou para o grupo dos catecúmenos (aqueles que estão se preparando para receber o batismo). Aos 15 anos de idade, e contra a própria vontade, teve de ingressar no exército romano e dirigir-se para a Gália (região na atual França). Aos 18 anos abandonou o exército pois o cristianismo não comportava mais suas funções militares. Foi batizado por Santo Hilário, bispo da cidade de Poitiers.
São Martinho de Tours
"Senhor, se o vosso povo precisa de mim, não vou fugir do trabalho. Seja feita a vossa vontade" dizia Martinho, Bispo de Tours, aos oitenta e um anos de idade.
Ele despertou para a fé quando ainda menino e depois, mesmo soldado da cavalaria do exercito romano, jamais abandonou os ensinamentos de Cristo. A sua vida foi uma verdadeira cruzada contra os pagãos e em favor do cristianismo. Quatro mil igrejas dedicadas a ele na França, e o seu nome dado a milhares de localidades, povoados e vilas; como em toda a Europa, nas Américas, enfim em todo os países do mundo.
Martinho nasceu na Hungria, antiga Panônia, por volta do ano 316 e pertencia a uma família pagã. Seu pai era comandante do exército romano. Por curiosidade começou a freqüentar uma Igreja cristã, ainda criança, sendo instruído na doutrina cristã, porem sem receber o batismo. Ao atingir a adolescência, para tê-lo mais à sua volta, seu pai o alistou na cavalaria do exército imperial. Mas se o intuito do pai era afasta-lo da Igreja, o resultado foi inverso, pois Martinho, continuava praticando os ensinamentos cristãos, principalmente a caridade. Depois, foi destinado a prestar serviço na Gália, hoje França.
Foi nessa época que ocorreu o famoso episódio do manto. Um dia um mendigo que tiritava de frio pediu-lhe esmola e, como não tinha, o cavalariano cortou seu próprio manto com a espada, dando metade ao pedinte. Durante a noite o próprio Jesus lhe apareceu em sonho, usando o pedaço de manta que dera ao mendigo e agradeceu a Martinho por tê-lo aquecido no frio. Dessa noite em diante, ele decidiu que deixaria as fileiras militares para dedicar-se à religião.
Com vinte e dois anos já estava batizado, provavelmente pelo Bispo de Amiens, afastado da vida da corte e do exercito. Tornou-se monge e discípulo do famoso Bispo de Poitiers, Santo Hilário que o ordenou diácono. Mais tarde, quando voltou do exílio em 360, doou a Martinho um terreno em Ligugé, a doze quilômetros de Poitiers. Ali ele fundou uma comunidade de monges. Mas logo eram tantos jovens religiosos que buscavam sua orientação, que Martinho construiu o primeiro mosteiro da França e da Europa ocidental.
No ocidente, ao contrário do oriente, os monges podiam exercer o sacerdócio para que se tornassem apóstolos na evangelização. Martinho liderou então a conversão de muitos e muitos habitantes da região rural. Com seus monges ele visitava as aldeias pagãs, pregava o evangelho, derrubava templos e ídolos e construía igrejas. Onde encontrava resistência fundava um mosteiro com os monges evangelizando pelo exemplo da caridade cristã, logo todo o povo se convertia. Dizem os escritos que, nesta época, havia recebido dons místicos, operando muitos prodígios em beneficio dos pobres e doentes que tanto amparava.
Quando ficou vaga a diocese de Tours, em 371 o povo o aclamou por unanimidade para ser o Bispo. Martinho aceitou, apesar de resistir no início. Mas não abandonou sua peregrinação apostólica, visitava todas as paróquias, zelava pelo culto e não desistiu de converter pagãos e exercer exemplarmente a caridade. Nas proximidades da cidade fundou outro mosteiro, chamado de Marmoutier. E sua influência não se limitou a Tours, mas se expandiu por toda a França, tornando-o querido e amado por todo o povo.
Martinho exerceu o bispado por vinte e cinco anos e, aos oitenta e um, estava na cidade de Candes, quando morreu no dia 8 de novembro de 397. Sua festa é comemorada no dia 11, data em que foi sepultado na cidade de Tours.
Venerado como São Martinho de Tours, tornou-se o primeiro Santo não mártir a receber culto oficial da Igreja e tornou-se um dos Santos mais populares da Europa medieval.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Radioterapia para eliminar tumor numa só sessão em breve disponível em Portugal



Uma radioterapia que pode eliminar o cancro numa única sessão, mesmo com o tumor já espalhado, estará em breve disponível em Portugal, através de uma máquina quase única no mundo que ficará instalada na Fundação Champalimaud.



O equipamento, que a Fundação Champalimaud receberá ainda este ano, permitirá fazer radioterapia de dose única, tratamento que requer um elevado nível de precisão e que poderá ser feito em poucos minutos e sem qualquer toxicidade para o doente, segundo explicou em entrevista agência Lusa o oncologista Carlo Greco
"É o mais avançado equipamento no mundo. Será absolutamente único em Portugal e, na Europa, há muito poucos. Mas a máquina que chegará em Dezembro vai ser equipada com ferramentas especiais que a tornam única no mundo", afirma o director da área do cancro da Fundação Champalimaud.
Carlo Greco, que considera o cancro como um dos piores problemas sociais da actualidade, lembra que este ano os tumores serão já a primeira causa de morte no mundo. Mas frisa que a taxa de sucesso nos tratamentos tem melhorado de ano para ano.
As metástases significam 90 % das causas de morte por cancro e o oncologista lamenta que, hoje em dia, a resposta da comunidade médica nestes casos passe muito pelos cuidados paliativos.
Esta técnica de radioterapia de dose única, disponível para tratamento no final do primeiro trimestre de 2012, vem permitir tratar muitos dos casos de cancro com metástases, sobretudo os menos disseminados.
Trata-se de uma radioterapia por imagem guiada, em que se faz uma TAC e o tratamento em simultâneo, que exige um elevado nível de precisão para que a dose única seja aplicada no local adequado e se torne suficiente.    
"Já testámos este equipamento e esta técnica na Universidade de Pisa, em Itália, e os resultados foram surpreendentes. Tem é de ser administrada uma dose suficientemente forte para erradicar o tumor. E já provámos que funciona em qualquer tipo de cancro, mesmo num dos mais resistentes à quimio ou radioterapia, como o do rim", explicou Carlo Greco.
"É uma revolução", resume, assegurando que é indolor, se elimina a toxicidade e se consegue fazer o tratamento "de olhos fechados" demorando menos de um quarto do tempo do que as sessões convencionais de radioterapia.
A vantagem, segundo o especialista, é que este método permite tratar várias lesões numa mesma e única sessão: "Podemos finalmente oferecer aos doentes metastáticos, mais do que uma esperança, uma realidade -- sem dor e sem invasão".
Contudo, a radioterapia de dose simples requer uma equipa estruturada e investigação em patologia molecular, para que se estude cada caso e a dose certa a dar em cada tipo de cancro.
"Isto significa uma medicina personalizada. Seleccionamos a dose conforme a histologia e a genética de cada pessoa. Só pode ser executado por uma equipa multidisciplinar", comenta.
Carlo Greco espera vir a receber doentes de hospitais portugueses e também de qualquer país da Europa ou do mundo: "Queremos abrir as portas a todos".
O director da Fundação lembra que a administração tem estado a trabalhar com o Governo português e que as negociações futuras serão feitas com cada um dos hospitais que manifestem interesse.
Por agora, a Fundação só recebe doentes particulares, tendo já acordos com oito instituições com seguros de saúde.
Apesar de nunca revelar o custo do equipamento para a radioterapia de dose única, Greco garante que o tratamento sai menos caro do que a radioterapia convencional.
"O custo para o sistema de saúde é muito mais baixo. A máquina vive por 10 anos e trata quatro vezes mais doentes", sublinha.
Radioterapia de sessão única pode representar avanço e é novo em Portugal
O presidente do colégio de oncologia da Ordem dos Médicos admitiu hoje que o equipamento de radioterapia que chegará em breve à Fundação Champalimaud pode representar um avanço no tratamento do cancro e é uma novidade em Portugal.
"Se a técnica está validada cientificamente parece-me mais um avanço. Fazer o tratamento de radioterapia numa única administração é óptimo. O que fazemos agora carece ainda de algumas sessões", afirmou à agência Lusa o oncologista Jorge Espírito Santo.
Para o especialista da Ordem dos Médicos a evolução técnica é uma tendência natural e esta parece ser uma evolução lógica na radioterapia.
 Lusa

Susana Neves



Uma história de vida, uma mãe que descobre a semanas de gravidez que tem um Linfoma
http://sic.sapo.pt/proj_queridajulia/Scripts/videoPlayer.aspx?videoId=%7BA9F66D21-938F-4C68-8A31-7D89BCC8D17A%7D


Em Dezembro de 2008, Susana Neves estava grávida de 19 semanas. Foi nessa altura que reparou que tinha uma espécie de ‘cravo’, um pouco abaixo da mama direita. De tanto mexer, acabou por tirar a crosta e ficou com uma ferida.


Numa ida ao dermatologista, descobriu que tinha um furúnculo, mas pouco tempo depois, disseram-lhe que tinha de fazer uma biopsia. Susana tinha afinal um linfoma. (nesta altura ainda não sabiam de que tipo) Grávida e com cancro, Susana nem queria acreditar no que lhe estava a acontecer!



O IPO do Porto decidiu remover a lesão com anestesia local e acompanhá-la até final da gravidez, com análises mensais. A filha, Leonor, acabou por nascer saudável e num dia simbólico, a 13 de Maio de 2009. A alegria foi enorme, mas dois meses depois do nascimento, os médicos informam Susana que ela tinha de fazer quimioterapia. Susana tinha o linfoma de Hodgkin. Durante seis meses, de 15 em 15 dias, teve de se deslocar ao IPO. O tratamento acabou a 22 de Dezembro de 2009 e seis meses depois… Susana engravidou novamente! A Benedita nasceu a 18 de Março de 2011 e foi mais uma vitória para Susana. A palavra CURA só poderá ser usada em 2014. Por enquanto, Susana vive um dia de cada vez, aproveitando todos os momentos de felicidade junto da família.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mês do Cancro do Pulmão
Saúde ActualidadeSaúde & Medicina


Mês do Cancro do Pulmão

Pulmonale lança Campanha “Deixa de Fumar. O céu pode esperar”

A Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão - com o apoio da Global Lung Cancer Coalition (GLCC), do Instituto Português da Juventude (IPJ) e da Lilly Portugal assinala, este ano, o Mês do Cancro do Pulmão (Lung Cancer Awareness Month).

Novembro é o mês escolhido por muitos países para, através das suas Associações de Luta Contra o Cancro do Pulmão, reforçarem o seu papel junto da sociedade e promoverem uma maior sensibilização. Em Portugal, a Pulmonale assinala a data com o lançamento de uma campanha contra o tabaco. “Deixa de Fumar. O céu pode esperar” é o mote deste projeto que visa sensibilizar os jovens.

A Pulmonale acredita que a prevenção continua a ser a melhor forma de combater o Cancro do Pulmão e é nesse sentido que aposta na mudança de mentalidades através de um trabalho de sensibilização a desenvolver junto das novas gerações. “Deixa de fumar. O céu pode esperar” é a campanha que leva a Pulmonale a marcar, este ano, o Mês do Cancro do Pulmão que é assinalado um pouco por todo o mundo.

Segundo António Araújo, Presidente da Pulmonale «é fundamental diminuir o consumo de tabaco de modo que, a médio prazo seja possível diminuir a incidência do cancro do pulmão e consequentemente a mortalidade a ele associada. Existe uma diferença, em termos de tempo, entre o consumo de tabaco e o aparecimento de cancro do pulmão. Essa diferença de tempo situa-se entre 10 a 15 anos. Portanto, vai ser precisa uma década para conseguir compreender qual é o efeito das nossas atitudes de hoje. Com esta aposta nos mais jovens a Pulmonale pretende contribuir hoje para a redução do consumo de tabaco para que, dentro de uma década, a diferença se faça notar na diminuição da incidência de cancro do pulmão».

Todos os anos são diagnosticados cerca de 3500 novos casos de cancro do pulmão, sendo que 80 por cento dos casos são resultado directo dos hábitos tabágicos que surgem cada vez mais cedo. Segundo um estudo recentemente divulgado pela Pulmonale é aos 16 anos que a maioria dos jovens começa a fumar.

Analisada esta realidade, a Pulmonale aposta na comunicação junto desses grupos para os quais preparou uma campanha que percorrerá Portugal, já a partir do dia 17 de Novembro (Dia do Não Fumador), em Lisboa e Porto e seguirá para Braga (18), Aveiro (21), Viseu (22), Guarda (23), Coimbra (24), Leiria (25), Santarém (28), Évora (29) e Faro (30).

«É fundamental agir globalmente junto das gerações mais novas, incitando-as a encarar o tabaco como um perigo, uma droga causadora de doenças, para que amanhã se obtenham resultados visíveis na redução do Cancro do Pulmão» acrescenta António Araújo.

08 de novembro de 2011
@Multicom

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Anona ou Fruta do Conde, propriedades anti-cancerígenas

 
Este fruto chama-se Anona, Fruta do Conde, Graviola.

A anona o a fruta da árvore de anona, fruta do conde ou graviola é um produto milagroso para matar as células cancerosas. É 10.000 vezes mais potente que a quimioterapia. Porque não estamos inteirados disto? Porque existem organizações interessadas em encontrar uma versão sintética, que lhes permita obter lucros fabulosos..

Com isto, de agora em diante você pode ajudar um amigo que o necessite, fazendo-o saber que lhe convém beber sumo de anona para prevenir a doença. O seu sabor é agradável. E, sem dúvida, não produz os horríveis efeitos da quimioterapia.

E se tem a possibilidade de o fazer, plante uma árvore de anona no seu pátio traseiro. Todas as suas partes são úteis.

Na próxima vez que você queira beber um sumo, peça um de anona.

Quantas pessoas morreram enquanto este segredo tem estado zelosamente guardado para não pôr em risco os lucros multimilionários de grandes empresas?

Você sabe bem que a árvore da anona é baixa. Não ocupa muito espaço. É conhecida com o nome de Anona ou fruta do conde, Graviola no Brasil, guanábana na América Latina e “Soursop” em Inglês.

A fruta é muito grande e a sua polpa branca, doce, come-se directamente ou usa-se normalmente, para elaborar bebidas, sorvetes, doces etc.

O interesse desta planta deve-se aos seus fortes efeitos anti-cancerígenos. E embora se lhe atribuam muito mais propriedades, a mais interessante dela é o efeito que produz sobre os tumores. Esta planta é um remédio provado para os cancros de todos os tipos. Há quem afirme que é de grande utilidade em todas as variantes do cancro.

É considerada também como um agente anti-microbial de amplo espectro contra as infecções bacterianas e, por isso, é eficaz contra os parasitas internos e os gusanos, regula a tensão arterial alta e é anti-depressiva, combate a tensão e os distúrbios nervosos.

A fonte desta informação é fascinante: provém de um dos maiores fabricantes de medicamentos do mundo, que afirma que depois de mais de 200 provas de laboratório, realizadas a partir de 1970 os relatórios revelaram que:

Destrói as células malignas em 12 tipos de cancro, incluindo o do cólon, do peito, da próstata, do pulmão e do pâncreas…

Os compostos desta árvore demonstraram actuar 10.000 vezes melhor retardando o crescimento das células de cancro do que o produto Adriamycin, uma droga quimioterapêutica, normalmente usada no mundo.

E o que é todavia mais assombroso: este tipo de terapia, com o extracto de Anona, Fruta do conde, Graviola, ou Guanábana, destrói apenas as células malignas do cancro e não afecta as células sãs.

Tradução de texto recebido num anexo *pps

Instituto de Ciências da Saúde, L.L.C. 819 N. Charles Street Baltimore, MD 1201

http://www.hsibaltimore.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...