sábado, 23 de abril de 2011

Para ti *


Para ti Mãe, com muito amor
cada dia que passa quero que saibas
que amo-te mais que nunca
esta noite guardei-a para te escrever


Enquanto esta carta durar
serão aqui depositados os meus sentimentos,
a saudade e a distância que nos separa


Tantas lágrimas chorei
porque estás longe, muito longe
onde não te posso ver, nem tocar
ou sentir o teu cheiro


Quando sonho
consigo ver-te, toco-te
e cheiro o teu perfume...o teu perfume de Mãe...
Mas agora estás junto das estrelas
elas brilham e dizem-me: Ela está aqui!


Não existe hora, dia nem momento certo
a saudade vem quando o coração aperta e doí
Não sabia que, tinha chegado a tua hora
e que embarcarias esse dia para nunca mais voltar!


Agora que te foste, sei que se pudesse te daria muito mais
Dava-te as estrelas, o sol , tudo para que te fazer feliz
só mais uma vez
para te ver sorrir


Imagino onde estás...
se desse lugar longe
onde não te posso alcançar, vês-me...


Olho o céu, as estrelas que brilham
 imagino que uma dela és tu, a brilhar para mim
a anunciares mais um dia que fiquei sem ti
e outro se seguirá!


Na noite seguinte repite-se
e lá está ela mais luminosa de todas, serás tu?
Que brilhas para me embalares nessa luz?

Quando sonho que não te perdi, vejo-te
feliz com aquele brilhinho no olhar mas
o brilho são das estrelas que iluminam o céu e o meu quarto
mas em alguma estarás tu!


ADORO-TE!!!!!!!!!!!!


Lina

sexta-feira, 22 de abril de 2011



Sexta-Feira Santa





Sexta-Feira Santa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Cristo crucificado, por Diego Velázquez
A Sexta-Feira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.
A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira após a primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril.

[editar] Igreja Católica

Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.
Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.

[editar] Celebração da Paixão do Senhor

No entanto, mesmo sem a celebração da missa, tem lugar, no rito romano, uma celebração litúrgica própria deste dia. Tal celebração tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo facto de não ter Oração eucarística, a mais importante parte da missa católica.
A celebração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor cor vermelha, a celebração segue esta estrutura:
Senhor Morto, escultura barroca do século XVIII, Matriz de Pirenópolis
Obs: Em muitas cidades históricas, como Paraty, Ouro Preto, Pirenópolis, Jaraguá - GO, Rio Tinto (Gondomar) e São Mateus, a Celebração da Paixão e Morte do Senhor é procedida da Procissão do Enterro, também conhecida como Procissão do Senhor Morto, em que são cantados motetos em latim.
Toda a liturgia católica deste dia está em função de Cristo crucificado. Assim, a liturgia da Palavra pretende introduzir os fiéis no mistério do sofrimento e da morte de Jesus, que assim aparece como uma acção livre de Cristo em ordem à salvação de toda a humanidade.
A veneração da cruz, símbolo da salvação, pretende dar expressão concreta à adoração de Cristo crucificado.
A comunhão eucarística é, para a Igreja, a forma mais perfeita de união com o Mistério pascal de Cristo, e por isso é um ponto culminante na união dos fiéis com Cristo crucificado. O facto de se comungar do pão consagrado no dia anterior vem exprimir e reforçar a unidade de todo o Tríduo Pascal.
Além da celebração da Paixão do Senhor, rezam-se as diversas horas litúrgicas da Liturgia das Horas.

[editar] Sinais de penitência

A Igreja exorta os fiéis a que neste dia observem alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo. Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne e qualquer tipo de ato que se refira a Prazer.
Exercícios piedosos, como a Via Sacra e o Rosário, são também recomendados como forma de assinalar este dia especialmente importante para a fé cristã.

Dia da Terra





Quercus enumera 7 pecados ambientais de Portugal no dia da Terra

Quercus enumera 7 pecados ambientais de Portugal no dia da Terra A Quercus, Associação Nacional de Conservação da Natureza, anunciou, no dia da Terra, os 7 pecados ambientais com que Portugal se depara.
Identificados como pecados de insustentabilidade, estes são os principais problemas relacionados com o ambiente que Portugal apresenta:

1. O Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável caiu no esquecimento

A cimeira das Nações Unidas sobre o Ambiente e Desenvolvimento realizou-se há 8 meses, e o prometido Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável ainda não ganhou forma. Mais uma vez as promessas do governo, continuam somente a ser promessas e sem implicações práticas.

2. A remodelação ao financiamento das autarquias não é o correcto

Numa fase em que o Governo decidiu alterar as taxas do Imposto de Selo e a contribuição autárquica é necessário ponderar o método de distribuição do financiamento público. Não se deve construir inconscientemente, há que ter em conta valores naturais e paisagísticos.

3. Portugal consume cada vez mais energia

Vivendo em tempo de crise, Portugal apresenta valores preocupantes, tendo em conta que estamos em recessão económica e continuamos a aumentar a intensidade energética do país. Isto significa que para além de estarmos a gastar muito mais energia do que era suposto para a nossa face de desenvolvimento económico, estamos também a desperdiçar, cada vez mais, energia e recursos.

4. Excesso de tráfico em circulação

O excesso de carros e transportes em circulação origina: mais gasto energético, mais emissões, mais ruído e mais congestionamento.
Portugal é um dos cinco países que está na rota para uma insustentabilidade no sector dos transportes, tendo também concentrações de poluentes muito acima da média do que é permitido pela legislação europeia.

5. Portugal desperdiça por ano 3 100 000 000 000 litros de água

Portugal consegue desperdiçar por ano vários milhões de litros de água. Apesar de existir um Programa Nacional para o Uso Eficiente de Água, este só teve parte teórico, pois nunca foi aplicado. É necessário que na agricultura, na indústria e no consumo privado, se faça um uso eficiente e sustentável da água.

6. A Conservação da Natureza ainda não passou à parte prática


Apesar de já ter sido elaborada uma Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, muitos dos seus objectivos ainda continuam por concretizar. Os Planos de Ordenamento do Território das áreas protegidas continuam por implementar, bem como, ainda existem muitas áreas da Rede Natura 2000 por ordenar.

7. Reciclagem ainda longe dos hábitos portugueses

Reutiliza-se menos que o desejável, recicla-se menos que o esperado e no final de contas instalam-se mais incineradoras.
A reutilização de embalagens com tara de retorno verifica-se menos, e a reciclagem urbana ainda não apresenta valores significativos para o ambiente. Por sua vez, a última opção desejável é aquele que se procura mais, a incineração, ou seja, a queima de resíduos.

Posto isto, é tempo de reflectir sobre o ambiente e aquilo que será o nosso futuro próximo. Estas opções calham a todos, e todos temos que contribuir.

Tenha um papel activo para uma vida mais verde

quinta-feira, 21 de abril de 2011



Fazem muito mais do que matar a fome. São alimentos que não podem faltar na despensa de uma consumidora informada.


Na hora de escolher e comprar o que haveremos de comer, pesam inúmeros factores. Normalmente, o preço e a facilidade de “trabalhar” um determinado produto são fundamentais. Mas existem alimentos cujas vantagens ultrapassam, em muito, qualquer desvantagem que possam ter em termos de preço e manuseio. Outros, são mesmo, até, comuns. Tão normais que não lhes damos a importância que merecem.


Esta é uma lista, não exaustiva, do que não pode faltar na despensa lá de casa. São alimentos “muitos em um”, que dão cor, sabor e vida ao que comemos e ajudam a preservar o que temos de mais caro: a saúde.





Alho
Um dente por dia, de preferência cru, favorece a absorção das vitaminas do complexo B pelo organismo, além de que reduz a taxa de mau colesterol, ao mesmo tempo que estabiliza a tensão arterial.

Os especialistas reconhecem-lhe também propriedades depurativas, que ajudam na prevenção de tumores do cólon e do estômago.


Aveia
É um alimento riquíssimo em fibra, ingrediente indispensável ao bom funcionamento do intestino. Literalmente “varre” o mau colesterol das veias, o que diminui a incidência de problemas cardíacos.
Faz parte dos hidratos de carbono complexos que, por ser de absorção lenta, é o ideal para diabéticos, porque fornece glicose em pequenas quantidades e evita picos de açúcar.


BróculosDe muito fácil digestão, os bróculos têm uma acção anti-inflamatória e analgésica. Evitam úlceras e gastrites e possuem acção anticancerígena.



Castanhas
Têm um importante papel no equilíbrio da tiróide, mas são, fundamentalmente, ricas em ómega-6, que auxilia na prevenção de problemas cardíacos.

O consumo de castanhas melhora a concentração e a memória e ajuda no combate do envelhecimento precoce, doença de Alzheimer e outras doenças degenerativas.


CenouraFonte importante de betacaroteno, que pode ser, no organismo, convertido em vitamina A, C e ferro. Como tal, fortalece o sistema imunológico e actua na redução de doenças cardiovasculares e cancro.
Tem também uma importante acção antioxidante.


Frutas cítricas
Ricas em vitamina C, são antioxidantes por natureza. Têm também um efeito muito positivo na redução do stresse e ajudam na absorção do ferro presente em alimentos de origem vegetal, prevenindo a anemia



Maçã

Apresenta propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Está também provado que protege o coração, pois reduz as taxas de mau colesterol.


Peixes gordos
São a maior fonte natural de ácido gordo ómega-3, que aumenta o volume de colesterol bom e melhora a actuação da insulina no organismo.
São também excelentes fontes de ferro e cálcio.


Soja
Em substituição da proteína animal, reduz o colesterol total, o mau colesterol e os triglicéridos.
A soja atenua também os sintomas de doenças cardiovasculares e colabora na redução do risco de cancro e osteoropose. Como importante fonte de isoflavonóides, é usada em tratamentos de reposição hormonal.



Tomate
Naturalmente rico em licopeno, está provado que o tomate ajuda na prevenção de vários tipos de cancro, principalmente os tumores na próstata.

O seu consumo reduz a presença de radicais livres, o que protege as células da oxidação e envelhecimento. Combate as doenças cardiovasculares e reduz o risco de enfarte.


UvaPossui flavonóides com acção antioxidante e estimula o sistema imunológico, reduzindo a incidência de cancro no intestino.
Rica em fibra, cálcio e reveratrol tem características anticancerígenas e anticoagulantes, que protegem o corpo das doenças vasculares.  

Pouco tempo depois de ter consumido o último cigarro, o seu organismo começa a recuperar.
Por Júlia Serrão
 PARAR É POSSÍVEL!· Há quem consiga deixar de fumar sozinho, com uma enorme força de vontade. E há quem precise de uma ajuda especializada

· Estes últimos poderão contar com consultas específicas para o efeito: as Consultas de Cessação Tabágica estão disponíveis em cada vez maior número de clínicas privadas e Hospitais Públicos

De qualquer forma, saiba se este serviço está disponível no Centro de Saúde da sua área de residência
O cigarro é composto por cerca de quatro mil substâncias nocivas. Uma delas, por exemplo, é o alcatrão, que é responsável directo pelo aparecimento dos cancros de pulmão. O outro é o monóxido de carbono, por sua vez relacionado com as doenças cardiovasculares. Fumar faz mal à saúde, não há dúvidas, e hoje sabe-se também que o cigarro tem um impacto ainda maior nas mulheres – estas têm mais cancro de pulmão do que eles e também morrem mais de enfarte do miocárdio. Saiba o que ganha em deixar este vício, a curto, médio e longo prazo.

1. Poucas horas depois de ter deixado de consumir tabaco, há uma clara diminuição do cansaço com esforços. Outro dos benefícios imediatos é a redução da pressão arterial. De acordo com o médico Pais Duarte, Especialista Graduado de Medicina Interna do Hospital de S. José, “esta desce para valores anteriores aos do último cigarro”. Oito horas depois de se ter fumado o último cigarro, dá-se “uma redução rápida da taxa de monóxido de carbono no sangue para valores normais”.

2. Outra das vantagens tem a ver com a “diminuição da mortalidade e da morbilidade – incapacidade – com a duração da abstinência, embora mantendo-se superior aos não-fumadores”.

3. Nas doenças cardiovasculares: segundo o especialista, “apesar do ateroma – placa de aterosclerose – propriamente dito poder regredir lentamente, os fenómenos de trombose, espasmo coronário, arritmia e anomalias do transporte de oxigénio revertem precocemente, explicando a rapidez dos benefícios”. A possibilidade de “enfarte do miocárdio desce 24 horas depois” e, num período de cinco a 20 anos após a suspensão dos hábitos tabágicos, o risco é idêntico ao do não-fumador. Após um ano, o risco de doença coronária é metade da de um fumador”.

4. O fumo do cigarro é um factor de peso da asma, doença inflamatória crónica das vias aéreas. E também o principal agente de risco da Doença Pulmonar Crónica Obstrutiva (PDCO), uma combinação de bronquite crónica e de efisema (patologia em que os alvéolos pulmonares se encontram afectados, na qual persiste dificuldade na circulação de ar para dentro ou para fora dos pulmões). Cerca de 85 por cento dos casos de PDCO fica a dever-se ao tabaco.
O risco destas doenças diminuiu ao fim de 10 anos de se ter deixado de fumar. À semelhança do que acontece com as doenças cardíacas, é preciso esperar alguns anos para recuperar, o que só vem reforçar a ideia de que quanto mais cedo se deixar de fumar melhor.

5. Deixar de fumar também “diminui muito a incidência de doenças directas do tabaco”, nomeadamente uma pouco conhecida, “a artrite dos membros inferiores, uma obstrução causada por má irrigação”. A evolução desta patologia pode tornar-se bastante séria, obrigando a uma intervenção cirúrgica vascular.

6. Recupera-se o sabor e o cheiro quase de imediato, o que leva muitas pessoas a mudarem os seus hábitos alimentares. “O risco de problemas periodontais (que afectam o ligamento periodontal e o osso alveolar, estrutura que suporta os dentes na cavidade oral) e de coloração dos dentes também vai diminuindo ao longo do tempo.”

7. A pele, o maior órgão do nosso corpo, reage de uma forma extraordinária à cessação tabágica. Desbloqueado o circuito do oxigénio, a cútis torna-se mais limpa e luminosa, rejuvenescendo visivelmente. Estes resultados vêem-se logo ao fim de uma semana.

8. A disfunção eréctil, um problema não confessado que afecta os fumadores, “regride em algumas semanas”, e a fertilidade feminina e masculina, que é outra dificuldade intrínseca ao cigarro, é igualmente recuperada. Por último, “o abandono do tabaco antes da gravidez e nos três ou quatro primeiros meses reduz o risco” do bebé nascer com “baixo peso”.

9. Ao deixar de fumar, as mulheres estão a diminuir o risco de climatério antes dos 45 anos de idade. E, neste sentido, estão a baixar o risco de osteoporose e de doenças cardíacas. É que os estrogénios, cuja produção diminui com a menopausa, protegem o coração, as artérias e os ossos.

10. O cancro oral, o do esófago e o do pulmão são as três doenças cancerígenas associadas ao consumo do tabaco. Quando deixa este vício está a combater o problema também nestas três frentes. Documentação científica demonstra que após cinco anos sem consumir tabaco, o risco de cancro do esófago é reduzido para metade. O mesmo acontece com o cancro do pulmão ao fim de 10 anos.

O QUE DIZEM AS ESTATÍSTICAS?O mais recente trabalho, realizado através da análise do Eurobarómetro 2010 sobre o consumo de tabaco na Europa, a Linha SOS Deixar de Fumar (808 208 888) conclui que mais de um milhão de portugueses deixou de fumar

· Os dados dizem ainda que 80 mil pessoas deixaram de fumar ao longo de tês anos

· Apesar de se assinalar uma evolução positiva, Portugal ainda está longe de alcançar os números dos países do Norte da Europa, onde a percentagem de população com mais de 15 anos que deixou de fumar é bastante significativa – Portugal regista 13%, a Suécia e a Dinamarca 31% e os Países Baixos 33%

· A Organização Mundial de Saúde (OMS) está preocupada com o crescimento do número de mulheres fumadoras, que equivale a 20 por cento dos mais de mil milhões de consumidores mundiais
 
06-02-2011 01:38:49

Foram descobertas novas evidências que mostram a existência de um certo tipo de gene que pode aumentar o risco de depressão, mas apenas quando é combinado com um factor não genético – um acontecimento stressante que tenha ocorrido nas nossas vidas. Os cientistas descobriram que as pessoas que têm uma variante do gene que transporta a serotonina, um neurotransmissor relacionado com o humor, são especialmente propensas à depressão, quando confrontadas com acontecimentos traumáticos, tais como ser diagnosticado com uma doença ou ser vítima de abuso durante a infância. A versão do gene que esses indivíduos carregam impede que as células nervosas do cérebro reabsorvam a serotonina, o que leva a sentimentos de tristeza e humor negativo e pode tornar mais difícil a boa recuperação de uma crise emocional. Os resultados do novo estudo, realizado pela University of Michigan Health System, nos Estados Unidos, vêm assim confirmar os trabalhos anteriores que ligavam o gene transportador de serotonina à depressão sob stress, uma conexão que estudos subsequentes puseram em causa.
 
"Cada minuto que passa,pode ser tudo o que me resta a viver!...E eu  desperdiço o tempo, como se ele fosse infinito" !


Pedro Cassiano Aguilar

O que é a Quinta-feira Santa?


Pergunta: "O que é a Quinta-feira Santa?"

Resposta:
Quinta-feira Santa é a quinta-feira da Semana Santa, um dia antes da Sexta-Feira da Paixão (a quinta-feira antes da Páscoa). Quinta-feira Santa é o nome dado ao dia em que Jesus celebrou a Páscoa judaica com Seus discípulos, esse evento também é conhecido como a Última Ceia. Dois eventos importantes são o foco da Quinta-Feira Santa.

Em primeiro lugar, Jesus celebrou a Última Ceia com Seus discípulos e assim instituiu a Ceia do Senhor, também chamada de Comunhão (Lucas 22:19-20). Algumas igrejas Cristãs celebram um culto de comunhão especial na Quinta-Feira Santa em memória da Última Ceia de Jesus com seus discípulos. Em segundo lugar, Jesus lavou os pés dos discípulos como um ato de humildade e serviço, criando assim um exemplo de que devemos amar e servir um ao outro em humildade (João 13:3-17). Algumas igrejas Cristãs realizam uma cerimônia de lavagem de pés na Quinta-Feira Santa para comemorar Jesus lavando os pés dos Seus discípulos.

A quinta-feira santa também se refere ao comando que Jesus deu aos discípulos na Última Ceia, o de que eles deveriam amar e servir uns aos outros. Devemos celebrar a Quinta-feira Santa? A Bíblia não proíbe nem comanda. É uma coisa boa lembrar-se da Última Ceia e do sacrifício de Jesus a nosso favor. É uma coisa boa lembrar-se do exemplo de humildade do Senhor. No entanto, ao mesmo tempo, devemos evitar os rituais vazios de feriados a menos que sejam verdadeiramente centrados em Deus e no nosso relacionamento com Ele.

A ciência do sono

  • A ciência do sono


    O que se passa no cérebro enquanto dormimos? A reparação de lesões cerebrais e a conservação da memória são algumas das suas tarefas nesta fase do dia+
  • As funções do sono

    As funções do sono

    Dormir é uma necessidade tão natural que, muitas vezes, não pensamos nela. Mas é precisamente por ser uma necessidade básica que se torna tão importante+
  • Sono e ritmo biológico

    Sono e ritmo biológico

    Como adormecemos? E por que é que os horários e a regularidade do sono são tão importantes? As respostas de um neurologista +
  • Sono e sistema imunitário

    Sono e sistema imunitário

    O impacto dos problemas de sono no estado de saúde e doenças que podem prejudicar a qualidade do descanso, aqui explicados por um neurologista +
  • Ir a uma consulta de neurologia

    Ir a uma consulta de neurologia

    Saiba o que acontece numa consulta de neurologia, uma das especialidades médicas envolvidas no estudo do sono, e descubra quando se justifica procurar ajuda médica +
  • As regras do sono

    As regras do sono

    A qualidade do sono está directamente relacionada com aspectos como a alimentação e o exercício físico. Ponha em prática o estilo de vida que oferece noites reparadoras +

"O perdão é uma estrada de mão dupla. Sempre que perdoamos alguém, estamos também perdoando a nós mesmos. Se somos tolerantes com os outros, fica mais fácil aceitar nossos próprios erros. A partir daí, sem culpa e sem amargura, conseguimos melhorar nossa atitude diante da vida."
(Paulo Coelho)



      Brincando agora de esconder, se te escondesses no meu coração, 
não seria difícil encontrar-te. Mas se te escondesses dentro 
de tua própria casca, então seria inútil procurar por ti.

(Gibran Kallil Gibran)

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Feliz Aniversário Aldinha

 :o) beijinhos e muitos anos de vida!


Flor: 2

Bulimia

Bulimia

Quando o apetite se torna voraz e incontrolável. Saiba como prevenir este transtorno alimentar

Designa um transtorno alimentar caracterizado por episódios de apetite voraz seguidos de purga (vómitos autoinduzidos, emprego de laxantes ou diuréticos), dietas rigorosas ou exercício excessivo para compensar as refeições abundantes e, assim, evitar o aumento de peso.

O stress emocional é, com frequência, o factor que desencadeia a ingestão excessiva, que geralmente é feita em segredo.

Sintomas

A preocupação excessiva com o peso, que apresenta grandes flutuações, e outros indícios como a tumefacção das glândulas salivares das bochechas, erosão do esmalte dentário devido ao ácido do estômago e um baixo valor de potássio no sangue são os mais evidentes.

Tratamento

A psicoterapia e os fármacos antidepressivos, sempre prescritos por um especialista, são a melhor forma de tratamento desta doença.

Como prevenir


- Geralmente, o grupo de maior risco são as mulheres jovens, que pertencem a um nível sócio-económico médio e alto. A melhor atitude é não sobrevalorizar a importância do peso.

-O diagnóstico de bulimia nervosa é definido a partir do momento em que se cometem excessos alimentares associados a comportamentos compensatórios, pelo menos, duas vezes por semana durante um período de três meses. Esteja atenta!

- Encha-se de auto-estima e fuja da depressão. Coma de forma saudável para evitar sentimentos de culpa.


A responsabilidade editorial desta informação é da revista

Pau d'arco


Pau d'arco


As propriedades de uma planta eficaz no cuidado das anemias

Trata-se de uma planta muito utilizada pela Naturopatia em Portugal, está disseminada por todos os países latinos da América do Sul e Central, nos quais é denominada lapacho.

A utilização nas leucemias e outros cancros remonta a tratamentos realizados por médicos e naturopatas brasileiros na década de 60, no seguimento da sua ampla utilização por várias tribos de índios da Amazónia brasileira e peruana.

Vários estudos têm confirmado a acção do lapachol do pau d’arco como  anticancerígeno. Na leucemia, reduz a acção da telomerase, aumentando a morte das células cancerígenas (Jounal of Medical Food, 2010). No cancro da mama, inibe os receptores dos estrogénios (International Journal Molecular Medicine, 2009) e no cancro do fígado, inibe o seu crescimento e metastização (Biosci Biotechnol Biochem, 2007).

No que toca ao cancro da bexiga, inibe o crescimento e aumenta a apoptose (Experimental Oncology, 2006). No cancro da próstata, inibe a inflamação e reduz também a acção da telomerase (Pharmacology Research, 2005) enos cancros do pulmão (International Journal of Oncology, 2005) e cólon (Anticancer Drugs, 2003) aumenta também a apoptose das células cancerígenas.

Princípios activos

Derivados naftoquinónicos, com destaque para o lapachol com propriedades anti-tumorais, pró-apoptóticas (estimula a morte das células cancerígenas),  anti-inflamatórias, imunoestimulantes, diuréticas e antivirais. Destaque também para a quinona, que estimula o fígado a produzir protrombina e outras substâncias que participam na coagulação do sangue. Contém ainda flavonóides, especialmente quercetina, com acção antioxidante,  anti-inflamatória e anti-alérgica; óleos essenciais com acção antibiótica, e coenzima Q10, um forte regenerador celular.

Principais propriedades

É eficaz no cuidado das anemias. Aumenta a produção de glóbulos vermelhos e da respectiva hemoglobina por um estímulo na medula óssea vermelha. Esta acção também conduz a uma maior produção de glóbulos brancos. É amplamente utilizada em paciente oncológicos a fazerem quimioterapia, de forma a reduzir os efeitos secundários desta terapêutica e, concomitantemente, estimular o sistema imunitário a lutar contra a patologia.

Outras propriedades

Tem uma acção antibiótica, sendo por isso aconselhado como coadjuvante no tratamento e prevenção de gripes, amigdalites, infecções urinárias e bronquites. Pela sua acção regeneradora dos tecidos e hemostática é muito utilizado na cicatrização  de feridas externas ou internas (úlceras de estômago ou duodeno). Também é em candidíase, infecção por HIV, infecção na próstata, miomas no útero e quistos nos ovários.




Administração

Em tintura: Meia colher de sopa (2 vezes/dia).
Em xarope: 2 a 4 colheres de sopa por dia.
Comprimidos: Até 1 g por dia.
Em tisana: ½ colher de sopa para 1 chávena.

Precauções
Não tome durante a gravidez pois pode ser abortivo e causar  malformações fetais. Algumas pessoas poderão apresentar urticária. Se for o caso, consulte o seu naturopata.



Sumo para a anemia
Faça uma tisana em meio litro de água com duas colheres de sopa de pau d’arco. Coe e junte uma beterraba, um cacho de uvas vermelhas e o sumo de um limão com sementes. Liquidifique e beba um copo, três vezes ao dia, 15 minutos antes das refeições.


A responsabilidade editorial desta informação é da revista

VIH está a aumentar entre homens que têm sexo com homens em Portugal

VIH está a aumentar entre homens que têm sexo com homens em Portugal

Lisboa inaugurou ontem um espaço que realiza testes gratuitos de despiste rápido

O número de novos casos de infeção VIH está a aumentar entre os homens portugueses, colocando Portugal em terceiro lugar a nível europeu. Ontem foi inaugurado em Lisboa um espaço que realiza testes gratuitos de despiste rápido.
Perto do Príncipe Real, a loja do costureiro José Carlos, que faleceu vítima de VIH/SIDA, transformou-se no Check Point Lx, um espaço onde se realizam testes rápidos, anónimos e gratuitos de HIV a homens que têm sexo com homens (HSH).
Ali, os utentes podem ter aconselhamento psicológico e ser encaminhados para o Serviço Nacional de Saúde. Quem os recebe não discrimina quem tem opções sexuais diferentes da maioria ou quem está doente, porque quem atende também é homossexual ou está infetado.
“Este é um espaço da responsabilidade de uma organização não governamental, envolvendo pessoas que, ou são portadoras de VIH ou são homens que fazem sexo com homens, ou seja, há um acompanhamento feito entre pares com apoio de profissionais de saúde. Este é um passo de gigante porque a sociedade foi capaz de se organizar e ir buscar os apoios que necessitava para dar uma resposta mais sólida”, saudou a ministra da saúde, Ana Jorge, que presidiu à inauguração do Check Point Lx.
O Check Point Lx pretende ser uma ajuda para tentar inverter uma tendência que se começou a revelar com o virar do século: “Em 2000, começou a aumentar o número de casos de infeção entre HSH”, resumiu Luís Mendão, presidente do Grupo Português de Ativistas sobre Tratamentos de VIH/Sida (GAT), organismo responsável pelo gabinete hoje inaugurado.
“Neste momento, Portugal é o terceiro país dos 27 da Europa com o maior número de novos casos diagnosticados entre os HSH”, lembrou Luís Mendão em declarações à Lusa, acrescentando que este aumento começou a notar-se mais a partir de 2005. Os dados mais recentes dizem respeito a 2008, ano em que se registaram 365 novos casos em Portugal.
“À nossa frente só temos a Inglaterra e a Holanda”, lamentou o presidente do GAT, sublinhando que “se a infeção for diagnosticada cedo e a pessoa se tratar há uma enorme diminuição das transmissões do VIH”.
No entanto, a maioria não realiza testes de despistagem, segundo um estudo apresentado pela médica Maria José Campos. Um inquérito online realizado no ano passado a 180 mil homens em toda a Europa, dos quais cinco mil viviam em Portugal, revelou que apenas 45,9 por cento dos portugueses tinha realizado um teste VIH no último ano. "São números preocupantes", desabafou em declarações à Lusa Maria José Campos.
O coordenador Nacional VIH-SIDA, Henrique Barros, destacou o papel do centro Check Point Lx, lembrando que esta população dos HSH “viveu sempre muito escondida e oculta em Portugal”.
“Estamos a trazê-la à luz do dia, combatendo discriminações e estigmas e garantindo que tem acesso em tempo à prevenção e ao diagnóstico para evitar que haja um aumento incontrolável da infeção”, defendeu em declarações à Lusa, aplaudindo o trabalho que agora começa a ser realizado pelas equipas do Chek Point Lx.

19 de abril de 2011
Fonte: LUSA/SAPO

terça-feira, 19 de abril de 2011

Células sadias atacam cancro na mama


Células sadias da mama produzem uma proteína,  a interleucina 25 (IL-25), que envenena as células cancerígenas à volta. Investigadores já sintetizaram a substância em laboratório e apostam na sua viabilidade como uma futura terapia contra cerca de 20% dos tumores de mama, avança a Agência Estado.

A baixa toxicidade e alta eficácia são as principais vantagens da IL-25 sobre a maioria dos tratamentos disponíveis.

Como a substância faz parte do arsenal inato do organismo para detectar e destruir células defeituosas, sua acção é muito selectiva: não causa danos às células sadias e devasta o tumor.

Todos os dias, o corpo humano gera cerca de mil células anormais que podem transformar-se em cancro. Graças ao sistema imunológico inato, a imensa maioria é erradicada antes de causar qualquer problema. A IL-25 pertence a esse sistema. Em 20% dos tumores de mama, as células cancerígenas absorvem grande quantidade de IL-25 produzido por células sadias. A proteína intoxica o tumor.


Fonte: POP



por causa das trovoadas das quais  não gosto nada :(  deixam-me aluada :p estou sem sono :p desde a tarde que não param que chatice !

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Novas anestesias

Agora estão mais naturais e mais seguras. Saiba porquê

A eliminação da dor e a sedação durante uma intervenção cirúrgica têm vindo a aperfeiçoar-se graças a novos compostos que permitem que o paciente recupere mais rapidamente o seu estado normal e sem complicações.

Nesse sentido, os investigadores do Hospital Geral de Massachusetts, nos EUA, desenvolveram o MOC-etomidato, uma versão alterada do anestésico geral mais comum, que não provoca uma prolongada supressão da actividade da glândula adrenal.

Este é um dos efeitos secundários mais complicados da anestesia tradicional, principalmente para pessoas mais velhas ou pacientes em estado grave. Por outro lado, o Hospital Clínico de Valência, em Espanha, começou a recorrer, de forma pioneira, ao LENOXeTM, o primeiro gás anestésico natural, composto por xenônio, que oferece inúmeras vantagens nas cirurgias de longa duração, tais como o rápido despertar do paciente.


A responsabilidade editorial desta informação é da revista














Os anjos guardiães são embaixadores de Deus, mantendo acesa a chama da fé nos corações e auxiliando os enfraquecidos na luta terrestre. Quais estrelas formosas, iluminam as noites das almas e atendem-lhes as necessidades com unção e devotamento inigualáveis. Perseveram ao lado dos seus tutelados em toda circunstância, jamais se impacientando ou os abandonando, mesmo quando eles, em desequilíbrio, vociferam e atiram-se aos despenhadeiros da alucinação. Vigilantes, utilizam-se de cada ensejo para instruir e educar, orientando com segurança na marcha de ascensão. Envolvem os pupilos em ternura incomum, mas não anuem com seus erros, admoestando com severidade quando necessário, a fim de lhes criarem hábitos saudáveis e conduta moral correta. São sábios e evoluídos, encontrando-se em perfeita sintonia com o pensamento divino, que buscam transmitir, de modo que as criaturas se integrem psiquicamente na harmonia geral que vige no Cosmo. Trabalham infatigavelmente pelo Bem, no qual confiam com absoluta fidelidade, infundindo coragem àqueles que protegem, mantendo a assistência em qualquer circunstância, na glória ou no fracasso, nos momentos de elevação moral e naqueloutros de perturbação e vulgaridade. Nunca censuram, porque a sua é a missão de edificar as almas no amor, preservando o livre-arbítrio de cada uma, levantando-as após a queda, e permanecendo leais até que alcancem a meta da sua evolução. Os anjos guardiães são lições vivas de amor, que nunca se cansam, porquanto aplicam milênios do tempo terrestre auxiliando aqueles que lhes são confiados, sem se imporem nem lhes entorpecerem a liberdade de escolha. Constituem a casta dos Espíritos Nobres que cooperam para o progresso da humanidade e da Terra, trabalhando com afinco para alcançar as metas que anelam. Cada criatura, no mundo, encontra-se vinculada a um anjo guardião, em quem pode e deve buscar inspiração, auscultando-o e deixando-se por ele conduzir em nome da Consciência Cósmica. Tem cuidado para que te não afastes psiquicamente do teu anjo guardião. Ele jamais se aparta do seu protegido, mas este, por presunção ou ignorância, rompe os laços de ligação emocional e mental, debandando da rota libertadora. Quando erres e experimentes a solidão, refaze o passo e busca-o pelo pensamento em oração, partindo de imediato para a ação edificante. Quando alcances as cumeadas do êxito, recorda-o, feliz com o teu sucesso, no entanto preservando-te do orgulho, dos perigos das facilidades terrestres. Na enfermidade, procura ouvi-lo interiormente sugerindo-te bom ânimo e equilíbrio. Na saúde, mantém o intercâmbio, canalizando tuas forças para as atividades enobrecedoras. Muitas vezes sentirás a tentação de desvairar, mudando de rumo. Mantém-te atento e supera a maléfica inspiração. O teu anjo guardião não poderá impedir que os Espíritos perturbadores se acerquem de ti, especialmente se atraídos pelos teus pensamentos e atos, em razão do teu passado, ou invejando as tuas realizações... Todavia te induzirão ao amor, a fim de que te eleves e os ajudes, afastando-os do mal em que se comprazem. O teu anjo guardião é o teu mestre e amigo mais próximo. Imana-te a ele. Entre eles, os anjos guardiães e Deus, encontra-se Jesus, o Guia perfeito da humanidade. Medita nas Suas lições e busca seguir-Lhe as diretrizes, a fim de que o teu anjo guardião te conduza ao aprisco que Jesus levará ao Pai Amoroso.

Felicidad



















Un día, los "Dioses del Mundo" se reunieron y decidieron crear un hombre y una mujer. Planearon crearlos a su imagen y semejanza. Entonces, uno de ellos dijo: Esperen! Si vamos a crearlos nuestra imagen y semejanza, tendrán un cuerpo igual al nuestro, fuerza e inteligencia igual a la nuestra! Debemos pensar en algo que los diferencie de nosotros, sino estariamos creando nuevos dioses. Debemos hacerles algo, pero que podríamos hacerles? Después de mucho pensar, llegaron a la conclusión que deberían crearles FELICIDAD, pero el problema era donde esconderla para que nunca la encontrasen. Entonces los dioses comenzaron a discutir... Vamos a esconderla en la montaña mas alta de la Tierra! No, te acuerdas que les dimos fuerzas a ellos? Alguien conseguiría subir hasta la cima de esta montaña y sabrán donde ella está. Entonces vamos a esconderla en el fondo del mar! También no seria un buen lugar, pues les dimos inteligencia y alguien, sin duda, va crear alguna máquina los hará sumergirse y encontrarla. Quien sabe, podemos esconderla en un planeta bien distante! Tampoco sería eficaz, pues les dimos la curiosidad y la ambición por tanto, querrán traspasar los limites y luego crearan algo para volar por el espacio y la encontrarán. Después de discutir mucho y no llegar a ningún acuerdo, el único Dios que no había hablado, pidió la palabra y dijo: Creo que se donde podemos colocar la FELICIDAD en un lugar que ellos nunca descubrirán! Todos quedaron impactados y le preguntaron... Entonces diganos, donde?? Y el respondió: Colocaremos la FELICIDAD dentro de ellos, pues estarán tan preocupados buscando afuera, que nunca la descubrirán. Todos quedaron de acuerdo y desde entonces ha sido así... EL HOMBRE PASA TODA SU VIDA BUSCANDO LA FELICIDAD SIN SABER QUE LA TRAE CONSIGO

Boa semana ;o)

domingo, 17 de abril de 2011

Dossier Antibióticos naturais

Antibióticos naturais
Abra a sua caixa de medicamentos aos remédios que a Natureza lhe fornece para aliviar doenças muito comuns, tais como infecções urinárias, acne, problemas gastrointestinais e constipações, tão frequentes nesta altura do ano


Substâncias naturais que facilitam a digestão
As fórmulas naturais que ajudam a prevenir ou a aliviar os problemas derivados de uma má digestão como dores abdominais, náuseas, vómitos, diarreias ou perda de apetite +

Substâncias naturais que facilitam a digestão
Remédios naturais para uma pele sem borbulhas
Saiba como prevenir e tratar a acne sem sair de casa e de forma natural. Naturopata revela as substâncias que protegem a sua pele deste problema associado a distúrbios hormonais +
Soluções naturais para uns rins saudáveis
Soluções naturais para uns rins saudáveis
Especialista em naturopatia indica os remédios naturais que ajudam a tratar a infecção urinária ou da bexiga que afecta sobretudo o sexo feminino+
Como escapar à gripe de forma natural
Como escapar à gripe de forma natural
Contagia-se porque se propaga pelo ar, através de gotas infectadas por um vírus, que são expulsas com a tosse ou com os espirros. Conheça as soluções naturais que acabam com ela+
23 remédios naturais para 10 dores muito comuns
23 remédios naturais para 10 dores muito comunsInfusões, massagens, exercícios de relaxamento e outros tratamentos que podem eliminar ou paliar a sua dor, sem recorrer aos fármacos+
Medicina Ortomolecular
Medicina Ortomolecular
Afasta ameaças de doenças e promove o equilíbrio orgânico, através da reabilitação celular com base no uso de substâncias, principalmente, nutricionais+

http://saude.sapo.pt/dossiers/abra-a-sua-caixa-de-medicamentos-aos-remedios-que-a-natureza-lhe-fornece-para-aliviar-doencas-muito-comuns-tais-como-infeccoes-urinarias-acne-problemas-gastrointestinais-e-constipacoes-tao-frequentes-nesta-altura-do-ano
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...