sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Vacina contra cancro da mama metastático e tumor no ovário mostra-se promissora

11/11/2011 - 15:19
O tratamento com uma vacina recombinante poxviral mostrou uma resposta positiva tanto para o cancro da mama metastático quanto para o cancro do ovário, segundo um udo publicado na Clinical Cancer Research (revista da Associação Americana para Pesquisa do Cancro), avança o site ISaúde.

"Com a vacina, podemos claramente gerar respostas imunológicas que levam a respostas clínicas em alguns doentes", disse o investigador James Gulley, do National Cancer Institute, na Filadélfia.

Gulley e os seus colegas inscreveram 26 pacientes e lhes atribuíram vacinações mensais com PANVAC, que contém transgenes para MUC-1, CEA e três moléculas co-estimulatórias dos linfócitos T.

Estes pacientes já haviam sido pré-tratados intensivamente, e 21 deles receberam pelo menos três regimes de quimioterapia anteriormente.

Entre os 12 pacientes com cancro da mama, a média de tempo para a progressão foi de 2,5 meses e a sobrevida global mediana foi de 13,7 meses. Quatro pacientes tiveram a doença estável.

Para os 14 pacientes com cancro do ovário, o tempo médio de progressão foi de dois meses e a sobrevida global mediana foi de 15 meses.

Após o tratamento, reacções leves no local da injecção foram o efeito secundário mais comum.

De acordo com Gulley, o interesse em vacinas contra o cancro está a aumentar e mais estudos são necessários para determinar quais vacinas beneficiarão quais pacientes. "O benefício sustentado visto em alguns pacientes neste estudo ressalta o potencial das vacinas terapêuticas para impactar os resultados clínicos sem toxicidade. No entanto, mais estudo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...