sexta-feira, 7 de outubro de 2011


Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

No segundo sábado de Outubro é comemorado o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos 2011 – World Hospice and Palliative Care Day- este ano a 8 de Outubro. Cada dois anos erguem-se também as “Voices for Hospices”, eventos musicais com vista a sensibilizar e angariar fundos para esta causa.
Para assinalar o dia milhares de pessoas em cerca de 80 países juntar-se-ão em mais de 1000 eventos para celebrar e apoiar os Cuidados Paliativos (ver em: www.worldday.org/events/)

Este ano o tema do Dia Mundial é “muitas doenças, muitas vidas, muitas vozes - cuidados paliativos para doenças não-transmissíveis”. Incluem-se doenças oncológicas, insuficiências de órgão, doenças degenerativas que representam 60% das causas de morte mundiais. Poucos poderão usufruir do apoio de uma equipa de cuidados paliativos nesta fase. O mesmo se passa em Portugal.

O que tem sido documentado é que doentes seguidos por equipas de cuidados paliativos têm um melhor controlo de sintomas, maior satisfação por parte das famílias e menores gastos em saúde (internamento, idas à Urgência, exames complementares, dias em Unidade de Cuidados Intensivos).
Recentemente a Ordem dos Enfermeiros reconheceu a Especialidade em Enfermagem em Pessoa com Doença Crónica e Paliativa, que irá entrar em fase mais detalhada para a sua consolidação. Com o anterior Bastonário da Ordem dos Médicos iniciou-se o processo do reconhecimento e criação de uma competência em Cuidados Paliativos, processo este agora parado.

O IPOLFG, EPE como centro oncológico de referência também o deveria ser nesta área. As necessidades dos seus doentes e familiares deveriam ser respondidas de uma maneira abrangente, atempada, equitativa, organizada e integrada, contemplando as várias vertentes desde o internamento, consulta externa, apoio domiciliário e assessoria de outras equipas. Não se esgotará aqui a sua responsabilidade, mas também na formação dos profissionais, seus e externos.

Associando-se ao “Dia Mundial dos Cuidados Paliativos” o IPOLFG promove, mais uma vez um curso Formação Básica em Cuidados Paliativos que pela primeira vez se destina à equipa multi-disciplinar, este iniciar-se-á a 14 de Outubro prolongando-se até Dezembro.

Convidamos todos os elementos da equipa multidisciplinar (médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais) a participar nesta iniciativa, acreditando que profissionais mais e melhor informados e formados prestam cuidados de melhor qualidade, ajustados às reais necessidades dos doentes/famílias que se encontram a viver uma situação de doença em fase avançada, incurável e progressiva.
Dr.ª Madalena Feio
Directora da Unidade de Assistência Domiciliária

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...