quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Chegou o Outono 21 de Setemb





      O Outono é a Natureza a envelhecer. Diz-se que uma pessoa está no "outono da vida" quando a sua idade se aproxima da velhice.
      Esta estação do ano começa no dia 22 de Setembro e dura três meses. Os dias ficam mais curtos e mais frios; anoitece mais cedo. Já são poucos os dias quentes como no Verão mas o Sol tem um brilho especial: é o sol dourado do Outono.
      As folhas de muitas árvores, arbustos e outras plantas  começam a pintar-se de muitas cores: amarelo, castanho e vermelho. Todas vão cair ao longo dos meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro  e cobrir o chão dos parques e das ruas, formando tapetes fofos.
        Na floresta e no céu, os animais andam aflitos com os caçadores, que lhes apontam as armas e disparam, sem se preocuparem com o facto de muitas espécies  estarem em vias de extinção, isto é, já quase terem desaparecido.
       Nos bosques aparecem muitos cogumelos, mas cuidado, pois nem todos são comestíveis: há alguns que são venenosos.
        O Outono é também  a época das castanhas e, por isso, em todas as escolas há um magusto no dia 11 de Novembro, dia de S. Martinho: assam-se as castanhas numa fogueira e comem-se quentinhas e assadinhas.
       É também a época da apanha das uvas. A esse trabalho dá-se o nome de vindimas e é feito em quase em todas as aldeias de Portugal. 
       Finalmente, é o tempo de regressarmos à escola e de tornarmos a ver os nossos amigos,  amigas e professoras, de quem estamos com muitas saudades.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...