terça-feira, 30 de agosto de 2011

Óleo de coentros combate bactérias:

Óleo de coentros combate bactérias:

Investigadores portugueses descobrem o potencial deste novo bactericida

O óleo de coentros pode atacar várias bactérias nocivas ao homem, segundo um estudo de investigadores Filomena Silva, Susana Ferreira, João Queiroz e Fernanda Domingues, da Universidade da Beira Interior (UBI).
O estudo, intitulado "Óleo essencial de coentros: a sua atividade anti-bacteriana e modo de ação avaliados por citometria de fluxo", indica, segundo Fernanda Domingues - que liderou o trabalho de investigação -, que o óleo de coentros ataca a membrana que envolve células bacterianas e acaba por destruí-las.
Esta conclusão sugere que o óleo poderá ter “importantes aplicações em aditivos usados na indústria alimentar e farmacêutica”.
A descoberta poderá ajudar a combater a transmissão de doenças através de alimentos, situação que afeta, todos os anos, “até um terço da população dos países desenvolvidos”.
A investigadora da UBI acrescenta que “o óleo de coentro poderá também tornar-se numa alternativa natural aos antibióticos comuns”.
A utilização em medicamentos poderá assumir a forma de loções ou comprimidos, “para combater infeções bacterianas multirresistentes que de outra forma não poderiam ser tratadas e, com isto, melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas”.
O grupo de investigadores da UBI testou o óleo de coentro em doze estirpes bacterianas, incluindo Escherichia Coli, Salmonella enterica, Bacillus cereus e MRSA.
O óleo de coentro atuou como bactericida para quase todas as bactérias testadas, “à exceção da Bacillus cereus e da Enterococcus faecalis”, referiu.
Os resultados do estudo foram publicados, na semana passada, na revista científica Journal of Medical Microbiology.

30 de agosto de 2011
Fonte: Lusa

3 comentários:

Liliana disse...

Bora lá comer coentros!!
Eu gosto bastante, não será dificil!!
Beijo Lina

Natália Fera disse...

As coisas que tu sabes.
Adoro coentros.
Beijinhos

Lina Querubim disse...

já somos e fãs de coentros :o) beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...