quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Anemia


Anemia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Abril de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma lista de fontes ou uma única fonte no fim do texto, mas estas não são citadas no corpo do artigo. (desde abril de 2010)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Anemia
Star of life caution.svg Aviso médico
Classificação e recursos externos
CID-10 D50., D64.
CID-9 280-285
DiseasesDB 663
MedlinePlus 000560
A anemia é a diminuição dos níveis de hemoglobina na circulação. A principal função da hemoglobina, uma proteína presente nas hemácias, é o transporte de oxigênio dos pulmões para o conjunto de células.
Os valores de normalidade da hemoglobina variam com o sexo e a idade. Em indivíduos adultos (maiores que 16 anos) do sexo masculino, o limite inferior da normalidade é de 13,5 g/dL. Em mulheres adultas este valor é de 12,6 g/dL.
É muito importante lembrar que o termo anemia reflete tão somente o baixo nível de hemoglobina circulante, o que não firma o diagnóstico etiológico. Portanto, uma vez presente, é necessário seguir investigação para determinar qual a sua causa.

Índice

[esconder]

[editar] Sinais e sintomas

São variáveis e dependem da gravidade do quadro, da sua velocidade de instalação, dos níveis de hemoglobina e dos sinais e sintomas da doença que causou a anemia. Podem ocorrer:
  • fadiga,fraqueza, indisposição, moleza, cansaço fácil
  • palidez cutâneo-mucosa (pele, conjuntiva), queda de cabelo, unhas fracas e quebradiças, esclerótica azulada, pele sêca
  • dificuldade de concentração, sonolência, memória fraca
  • vertigens, tonturas, atordoação, desmaio
  • palpitações e taquicardia
  • claudicação (dores nas pernas), inchaço nas pernas
  • dispnéia (falta de ar)
  • inapetência ocorre frequentemente em crianças, queilite angular, atrofia de papilas linguais, distúrbio de comportamento alimentar.

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Anemia 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...