sexta-feira, 24 de junho de 2011

Protecção Civil alerta para perigos do calor no fim-de-semana


22 de Junho, 2011

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) recomenda a ingestão de muitos líquidos, uma protecção solar adequada e utilização das praias fora das horas de maior calor devido às elevadas temperaturas previstas entre sexta-feira e dia 27.

Em comunicado, a ANPC alerta os idosos que vivem sozinhos, lembrando que estes são particularmente vulneráveis, e que os familiares e vizinhos devem estar atentos à ingestão de líquidos, particularmente água, e ao seu arrefecimento corporal.



Também os trabalhadores no exterior devem proteger-se devido ao perigo das temperaturas elevadas e da radiação Ultra-violeta.



A ANPC recomenda a utilização das praias e piscinas apenas antes das 11:00 ou após as 17:00, com aplicação de protector solar de duas em duas horas e ressalva que as crianças com menos de 6 meses não devem ser sujeitos a exposição solar.



Entre sexta-feira e dia 27 de Junho (segunda-feira) são esperadas temperaturas máximas que poderão situar-se entre os 35ºc e os 40ºc, particularmente nas Regiões de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo, estando associadas a estas o aumento dos níveis de radiação ultravioleta.



Todas as pessoas devem aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar, evitando as bebidas alcoólicas e bebidas com elevados teores de açúcar. É também de evitar actividades que exijam esforços físicos e a exposição directa ao sol entre as 11:00 e as 17:00.



A ANPC alerta ainda para o aumento previsível dos incêndios florestais, tendo decidido activar o alerta Amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais entre as 12:00 de 23 de Junho e as 20:00 de 27 de Junho.



Segundo o Instituto de Meteorologia, durante os próximos dias o estado do tempo em Portugal Continental e na Madeira será «influenciado por uma massa de ar quente e seco, transportada na circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores».



Para quinta e sexta-feira, o IM prevê céu pouco nublado ou limpo e vento fraco. As temperaturas vão subir, prevendo-se uma subida mais acentuada para sexta-feira.



No fim-de-semana estará tempo quente, com céu geralmente limpo e uma subida da temperatura, que nas regiões de Lisboa, Vale do Tejo e interior Sul poderá atingir valores próximos de 40 graus.



Segundo o IM, no fim-de-semana a temperatura mínima pode variar entre 18 e 24 graus, em particular na região Sul.



Lusa/SOL

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...