quinta-feira, 21 de abril de 2011



Fazem muito mais do que matar a fome. São alimentos que não podem faltar na despensa de uma consumidora informada.


Na hora de escolher e comprar o que haveremos de comer, pesam inúmeros factores. Normalmente, o preço e a facilidade de “trabalhar” um determinado produto são fundamentais. Mas existem alimentos cujas vantagens ultrapassam, em muito, qualquer desvantagem que possam ter em termos de preço e manuseio. Outros, são mesmo, até, comuns. Tão normais que não lhes damos a importância que merecem.


Esta é uma lista, não exaustiva, do que não pode faltar na despensa lá de casa. São alimentos “muitos em um”, que dão cor, sabor e vida ao que comemos e ajudam a preservar o que temos de mais caro: a saúde.





Alho
Um dente por dia, de preferência cru, favorece a absorção das vitaminas do complexo B pelo organismo, além de que reduz a taxa de mau colesterol, ao mesmo tempo que estabiliza a tensão arterial.

Os especialistas reconhecem-lhe também propriedades depurativas, que ajudam na prevenção de tumores do cólon e do estômago.


Aveia
É um alimento riquíssimo em fibra, ingrediente indispensável ao bom funcionamento do intestino. Literalmente “varre” o mau colesterol das veias, o que diminui a incidência de problemas cardíacos.
Faz parte dos hidratos de carbono complexos que, por ser de absorção lenta, é o ideal para diabéticos, porque fornece glicose em pequenas quantidades e evita picos de açúcar.


BróculosDe muito fácil digestão, os bróculos têm uma acção anti-inflamatória e analgésica. Evitam úlceras e gastrites e possuem acção anticancerígena.



Castanhas
Têm um importante papel no equilíbrio da tiróide, mas são, fundamentalmente, ricas em ómega-6, que auxilia na prevenção de problemas cardíacos.

O consumo de castanhas melhora a concentração e a memória e ajuda no combate do envelhecimento precoce, doença de Alzheimer e outras doenças degenerativas.


CenouraFonte importante de betacaroteno, que pode ser, no organismo, convertido em vitamina A, C e ferro. Como tal, fortalece o sistema imunológico e actua na redução de doenças cardiovasculares e cancro.
Tem também uma importante acção antioxidante.


Frutas cítricas
Ricas em vitamina C, são antioxidantes por natureza. Têm também um efeito muito positivo na redução do stresse e ajudam na absorção do ferro presente em alimentos de origem vegetal, prevenindo a anemia



Maçã

Apresenta propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Está também provado que protege o coração, pois reduz as taxas de mau colesterol.


Peixes gordos
São a maior fonte natural de ácido gordo ómega-3, que aumenta o volume de colesterol bom e melhora a actuação da insulina no organismo.
São também excelentes fontes de ferro e cálcio.


Soja
Em substituição da proteína animal, reduz o colesterol total, o mau colesterol e os triglicéridos.
A soja atenua também os sintomas de doenças cardiovasculares e colabora na redução do risco de cancro e osteoropose. Como importante fonte de isoflavonóides, é usada em tratamentos de reposição hormonal.



Tomate
Naturalmente rico em licopeno, está provado que o tomate ajuda na prevenção de vários tipos de cancro, principalmente os tumores na próstata.

O seu consumo reduz a presença de radicais livres, o que protege as células da oxidação e envelhecimento. Combate as doenças cardiovasculares e reduz o risco de enfarte.


UvaPossui flavonóides com acção antioxidante e estimula o sistema imunológico, reduzindo a incidência de cancro no intestino.
Rica em fibra, cálcio e reveratrol tem características anticancerígenas e anticoagulantes, que protegem o corpo das doenças vasculares.  

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...