sexta-feira, 8 de abril de 2011

Eu e o meu psiquiatra



Eu e o meu psiquiatra

Como a vida pode mudar quando finalmente decidimos pedir ajuda. Leia o testemunho real

Passei quase uma década da minha vida ausente, submersa numa angústia ensurdecedora, quase letal. Uma morte arrasara os meus alicerces emocionais. No dia em que recebi a notícia, perdi o norte. Perdi-me. Fiquei apavorada com a perspectiva de nunca mais ser capaz de me levantar.

Pensava compulsivamente em tudo o que acontecera, o que era indescritivelmente doloroso. Mas em vez de procurar apoio, optei durante anos pela estratégia da fuga para a frente. Sufoquei-me em trabalho, distanciei-me dos outros, não me permiti reflectir, acumulei tensões e nunca parei. Tudo isso funcionava como uma aparente anestesia. Acabei por quebrar. Que me recorde, duas vezes. Só à segunda pedi ajuda. Ou melhor, convenceram-me a fazê-lo.

Crise anunciada

Há muito tempo que o agravar desta crise se vinha anunciando. Um ritmo de trabalho alucinante pô-la-ia a descoberto. Sem forças, sentia um cansaço esmagador, só pensava em dormir, contavam-se pelos dedos os dias em que não chorava. Tudo era encarado como uma inevitabilidade, não tinha apetite, acordava com uma ansiedade sufocante mesmo sem motivo. Tinha medo de falhar. A minha vida tornara-se um inferno. Eu tornara a vida dos outros infernal.

Felizmente, tive a sorte de encontrar no trabalho uma amiga com uma abnegação rara. Durante meses, insistiu para que eu procurasse a ajuda de um psiquiatra. Eu teimava em resistir, convencida que este tipo de consulta só serviria para receber uma receita de fármacos dos quais ficaria dependente para o resto da vida e que, no fundo, nada resolveriam. Estava enganada…


Sem divã

Foi depois de uma crise de choro indescritível que finalmente percebi que bastava. Marquei consulta num consultório com boas referências e apareci acompanhada pela minha amiga que, pacientemente, ficou à minha espera.

Numa sala à prova de som, recebeu-me não um mas uma psiquiatra. Uma médica, como me viria a aperceber, extremamente humana, verdadeiramente interessada. Não, durante as consultas não me deitei em nenhum divã, nem ela se limitou a ficar calada, a balbuciar «hum, hum», a prescrever-me fármacos ou a tomar notas. Sentei-me ao longo de várias sessões, na cadeira em frente à sua secretária. Simplesmente, conversámos.

Naquele dia em particular, contei-lhe as minhas angústias, mesmo as que não havia dito a ninguém. Vinte lenços de papel depois, respondi às suas perguntas, recuámos à minha infância e falámos sobre o presente. No final, diagnosticou-me ansiedade generalizada e depressão.

Teoria da ansiedade

Tive a certeza que estava em boas mãos: pediu-me para fazer análises de forma a verificar alguns níveis hormonais e, desta forma, poder ajustar a medicação. «Receitou-me» mais tempo livre, ensinou-me a importância de dizer «não» e explicou-me que a minha natureza era tendencialmente ansiosa, mas que o impacto da situação emocionalmente perturbadora que havia vivido «inscrevera-se» e manifestava-se a nível físico. Entrara em espiral. A sua teoria seria flagrante nos resultados dos exames.

Passei então a tomar doses baixas de um antidepressivo e de um ansiolítico e a monotorizar o meu estado hormonal. A dosagem da medicação foi sendo reduzida à medida da evolução do meu caso. É verdade que tive de suportar alguns efeitos secundários – aumento do apetite, dificuldades iniciais em focar as imagens, suores nocturnos – mas sabia que a terapia teria um fim. Hoje voltaria a fazer tudo outra vez, apenas com uma diferença: teria procurado apoio especializado mais cedo.

Sensação de controlo

Três meses depois, sentia-me substancialmente diferente. A ansiedade foi-se dissolvendo, voltei a gostar de mim, comecei a ouvir os outros dizerem-me como tinha mudado. A sensação de ter tomado uma atitude foi extremamente libertadora. Finalmente retomara o controlo sobre a minha vida. Passei a preencher cada hora de consulta com o balanço de tudo o que de bom havia acontecido comigo nos últimos tempos. Falávamos sobre livros, cinema, a minha profissão, os afectos…

Tudo isto aconteceu em pouco mais de um ano. Os resultados das minhas últimas análises indicam que estou preparada para deixar a medicação.


A responsabilidade editorial desta informação é da revista

1 comentário:

Nájila disse...

Querida adorei este depoimento, tbém me sinto as vezes atormentada, sofro de ansiedade...
gostaria de encontrar um profissional assim, acima de tudo amigo! Fica com Deus!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...