sábado, 26 de março de 2011


Gripe

Gripe

O repouso é a melhor resposta para acabar com ela

A gripe designa uma doença infecciosa aguda produzida pelo vírus influenza, que afecta sobretudo o sistema respiratório, tanto nas vias superiores como nas inferiores.

Às vezes, o aparelho digestivo também se vê implicado, surgindo alguns transtornos.

Este vírus tem a particularidade de ser de muito fácil mutação, pelo que as vacinas têm de ser reformuladas todos os anos.


Causas

O vírus Influenza é facilmente transmissível através da tosse, espirros e contacto com objectos infectados. O vírus reproduz-se a cada quatro a seis horas; depois fica livre no corpo para infectar outras células.

Sintomas

Febre brusca, com uma temperatura igual ou superior a 39º, dificuldade respiratória, dores no corpo, mal-estar generalizado, tosse irritativa e dor de garganta.

Tratamentos


O mais eficaz é o repouso absoluto e beber grandes quantidades de líquidos. Descansar e dormir garantem que o corpo recupera as suas energias e o doente possa voltar, gradualmente, à sua actividade quotidiana. Também existem alguns medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas.

Previna-se

1. Até ao final do Inverno a probabilidade de apanhar gripe ainda é grande, pelo que se faz parte dos grupos de risco (idosos, pessoas com problemas respiratórios) e ainda não se vacinou, deve fazê-lo.

2. Lave bem as mãos depois de tocar noutras pessoas ou objectos contaminados.

3. Ingira muita vitamina C, presente sobretudo nos cítricos: frescos ou em sumo natural.

4. O mel pode ajudar a aliviar as dores de garganta.


A responsabilidade editorial desta informação é da revista
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...