quinta-feira, 31 de março de 2011

Dia mundial do AVC




O Acidente Vascular Cerebral (AVC) mata duas pessoas por hora em Portugal. A Escola Secundária Jaime Moniz realizou esta manhã uma conferência com o propósito de assinalar o Dia Nacional do Doente com AVC.
A iniciativa das coordenadoras de actividades de enriquecimento curricular teve lugar no auditório daquele estabelecimento de ensino e contou com a participação das enfermeiras especialistas nesta área, Sara Ornelas e Sónia Góis, da unidade de AVC do Hospital Dr. Nélio Mendonça.
Aos jornalistas, Sara Ornelas disse que são cada vez mais os AVC em gente nova e com vida activa. A mais precoce de que tem conhecimento aconteceu com uma adolescente de 13 anos, embora a paciente tivesse outras patologias associadas.
Por isso vale sempre a pena alertar os jovens para, desde cedo, adoptar hábitos de vida saudáveis como a prática regular de exercício físico, cuidados com a alimentação e moderação nas 'noitadas'. Idas ao médico com regularidade, controlo da tensão arterial e 'check-ups' complementam as boas práticas.
Sara Ornelas lembra que o AVC, se não for fatal, limita ao máximo a qualidade de vida pelo que nunca é demais alertar.
A unidade de AVC do Hospital tem 4 camas que estão permanentemente ocupadas. A média de internamento de um doente por AVC ronda os três a quatro dias. Em 2008 foi criada a 'via verde' do AVC tornando mais eficaz e eficiente a resposta hospitalar. Sara Ornelas lembra que, face aos sintomas, a rapidez de actuação é crucial. Por isso explicou aos alunos que os "sinais de alarme" são a falta de força num membro, a boca ao lado e alterações ao nível da linguagem.
"Basta um deles para que se identifique que uma pessoa está a ter um AVC", disse. Ligar para o 112 deve ser o comportamento imediato para que haja um tratamento precoce e se reduza a incapacidade.
A conferência destinou-se a alunos, professores, funcionários e população em geral.

retirei: http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/257432-acidente-vascular-cereral-cada-vez-mais-em-gente-jovem

2 comentários:

IsaLenca disse...

Sempre muito importante divulgar!

Bjs Lina, até amanhã. Vai estar um tempo espetacular:)

Lina Querubim disse...

Bjoka Isa ;O) inté

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...