domingo, 13 de março de 2011

:(

20 mil desaparecidos em duas cidades (DD)
Japão/Sismo

20 mil desaparecidos em duas cidades (DD)

As autoridades japonesas contabilizam 20 mil desaparecidos em duas cidades após o sismo e tsunami da passada sexta-feira, avança o jornal japonês Yomiuri.

Japão: decretado estado de emergência em segunda central nuclear

13 de Março de 2011, 14:47
As autoridades japonesas decretaram estado de emergência numa segunda central nuclear, a de Onagawa (nordeste) também afectada pelo forte terramoto de sexta-feira, anunciou este domingo a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA). 

"As autoridades japonesas informaram à AIEA que o primeiro estado de emergência (o nível mais baixo) na central de Onagawa foi registado pela Tohoku Electric Power Company", explicou a agência da ONU, com sede em Viena.

Os três reactores da central de Onagawa "estão sob controlo", segundo as autoridades japonesas, precisou a AIEA. De acordo com a regulamentação japonesa, "o alerta foi declarado depois dos níveis de radioactividade registrados superarem os níveis autorizados na zona próxima à central", explicou la AIEA.

"As autoridades japonesas tentam determinar qual é a fonte das radiações", acrescentou a agência.

Para além dos problemas nas centrais nucleares, a Agência Meteorológica do Japão advertiuque existe um risco elevado de ocorrer uma réplica de magnitude 7 ou superior até à manhã de quarta-feira.

"Existe 70% de possibilidade disso" nos três próximos dias, de 13 a 16 de Março, declarou o director de previsão sísmica da agência, Takashi Yokota, citado pela imprensa.

@SAPO/AFP 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...