sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

4 Fevereiro dia Mundial da luta contra o cancro
















Aumento do apoio pecuniário ao doente oncológico e reforço de voluntários hospitalares


No âmbito do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, o Núcleo Regional do Centro (NRC) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) alarga o apoio pecuniário anual prestado no IPO de Coimbra, que ascenderá aos 75 mil euros e o voluntariado também será reforçado, com a entrada de 15 voluntários em contexto hospitalar.

“O apoio social é uma das mais importantes vertentes de actividade da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Num ano que se avizinha crítico para os portugueses, em que 18% da população aufere um rendimento mensal inferior a 400€, assistindo-se mesmo ao desenvolvimento de novas formas de pobreza, o reforço do apoio social da Liga ao doente oncológico assume uma grande importância”, declara Carlos de Oliveira, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Nos últimos cinco anos, o NRC proporcionou 10.500 apoios a doentes oncológicos carenciados, num total de 303.535€, provenientes dos fundos angariados no Peditório Anual da LPCC. Estes apoios reflectiram-se na atribuição de subsídios monetários, na aquisição de medicamentos e no apoio para transportes.

Para responder às crescentes necessidades dos doentes oncológicos, a Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Centro, contará a partir de agora com a presença de uma assistente social no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC) que, mediante a articulação com o Serviço Social do IPOC, elaborará um processo social do qual constarão as informações mais relevantes do doente e respectivo familiar, rendimentos, despesas e outros apoios que este possa receber. Após este procedimento, e identificada a real necessidade do doente, é definido o montante de apoio social a conceder.

“O apoio social da Liga Portuguesa Contra o Cancro já existe no IPOC há muito tempo. A novidade é este novo espaço dentro das instalações do IPO, com uma localização mais funcional, para que se possa proporcionar este apoio da Liga aos doentes oncológicos”, destaca Manuel António, director do IPO de Coimbra e Coordenador Nacional das Doenças Oncológicas.

Neste sentido, serão considerados beneficiários deste apoio todos os doentes oncológicos que auferem um rendimento igual ou inferior ao salário mínimo nacional ou aqueles cuja condição socio-económica justifique a necessidade de atribuição de um tipo de apoio social que minimize a situação de carência.

De forma a melhorar o acolhimento e o tempo de permanência do doente em contexto hospitalar, a LPCC irá reforçar o seu voluntariado no IPOC com a entrada de 15 novos candidatos a voluntários. Estes novos elementos foram submetidos a uma entrevista prévia de selecção e participaram num curso de formação inicial de voluntariado em oncologia, com duração de 10 horas. Irão agora iniciar um estágio de seis meses, durante o qual se pretende que adquiram e aperfeiçoem as competências essenciais ao desempenho rigoroso das actividades de voluntariado. No ano proclamado pelo Conselho da União Europeia como Ano Europeu do Voluntariado (AEV -2011), a LPCC - NRC irá investir na promoção, alargamento e qualificação do seu voluntariado, instrumento essencial para a humanização da prestação de cuidados em oncologia.

Ao longo de 2011, o Núcleo Regional do Centro da LPCC pretende ainda criar outras formas de intervenção, como a disponibilização de um banco de ajudas técnicas e a criação de uma rede social de alojamento destinada ao doente oncológico a realizar tratamento e sua família.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...