terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A falta de sono, de curto prazo, produz sonolência e irritabilidade durante o dia, o que se

glitters

que eu hoje...

ovelha negra


Já alguma vez teve de “contar carneiros”? A insónia pode tomar a forma de dificuldade para adormecer ou para voltar a adormecer depois de acordar durante a noite. É um problema muito comum, por isso muitas pessoas têm de recorrer a medicamentos para as ajudar a dormir.


Infelizmente, estes medicamentos causam dependência, podendo, ainda, ter vários outros efeitos secundários. As pessoas podem ficar a sentir “ressaca”, depressão ou com a depressão já existente, agravada.O ciclo natural de sono também se ressente, com o uso de soporíferos que perturbam o sono REM, oquinto estágio do sono, que normalmente ocorre cerca de noventa minutos depois de se adormecer, mas que encerra 20% do total do sono de um adulto.

A falta de sono, de curto prazo, produz sonolência e irritabilidade durante o dia, o que, se se prolongar durante muito tempo, causa deterioração das funções mentais, da produtividade, da estabilidade emocional e pode provocar problemas graves na saúde física. Um adulto deveriadesfrutar de 7 a 8 horas de sono, todas as noites. A dificuldade em acordar de manhã e a sonolência durante o dia são um sinal de que não se está a dormir o suficiente.
 
Então, o que fazer para o evitar?

1. Corte com bebidas alcoólicas, nicotina e cafeína sob todas as suas formas, pois interrompem o sono. Tanto a nicotina como a cafeína são estimulantes.

2. Leia a bula dos medicamentos que toma, pois alguns interferem com o sono.

3. Evite refeições pesadas à noite, especialmente até 3-4 horas antes de se deitar. Alimentos como queijo, chocolate, toucinho, presunto, salsichas e açúcar acordam o cérebro. As bananas, as tâmaras, os figos, as mangas, as toranjas, e o trigo integral induzem o sono.

4. Deite-se e levante-se sempre à mesma hora. Como o melhor sono ocorre antes da meia-noite, o ideal é deitar-se por volta das 22 horas.

5. Apanhe sol, de manhã cedo. Isso ajuda a aumentar a produção natural de melatonina, a hormona do sono.

6. Não durma durante o dia, e especialmente à tarde.

7. Faça exercício físico durante a tarde; o cansaço provocado pelo exercício causa sono.

8. Certifique-se de que o quarto está escuro, silencioso, aquecido e confortável.

9. Mantenha o quarto livre de trabalho, televisão e alimentos.

10. Evite ler livros ou ver programas de televisão excitantes antes de se deitar.

11. Trate a depressão. Tente resolver preocupações e conflitos antes da hora de dormir. Concentre-se em coisas agradáveis.

12. Para ajudar a relaxar, tome um banho de imersão quente (dá mais resultado do que o banho de chuveiro) mesmo antes de se deitar. Se desejar, acrescente umas gotas de óleo de lavanda. Tenha tudo pronto para ir logo a seguir para a cama.

13. Se precisar de se levantar durante a noite, não acenda uma luz muito forte. Isso pode fazê-lo acordar e, depois, ter dificuldade em voltar a adormecer.

E o que dizer de plantas medicinais?
Ao contrário dos medicamentos, as plantas mencionadas a seguir não são consideradas aditivas, nem interferem com o ciclo do sono. Existem muitas fórmulas que contêm uma mistura de componentes diferentes. Como, em geral, o seu efeito dura cerca de 4 horas, pode tomar uma dose a meio da noite e, mesmo assim, acordar de manhã, bem-disposto.

As plantas sedativas podem ser tomadas individualmente ou combinadas entre si em chás, gotas ou cápsulas.

‹ A Comissão E, grupo de cientistas que aconselham o governo alemão sobre a eficácia e a segurança das plantas medicinais, recomendam a raiz de valeriana como sedativo e para aliviar a ansiedade. Pode ser usada uma dose de até 500mg, e considera-se seguro fazê-lo várias vezes ao dia. Se não gostar do sabor, pode tomar em cápsulas.

‹ A cidreira, largamente usada como chá calmante, também é apoiada pela Comissão E como sedativo. Faça um chá forte, pode ser misturado com alguma outra das plantas que indicamos, e beba-o antes de se deitar.

‹ A passiflora (maracujá) também é um sedativo popular e seguro, aconselhado pela Comissão E para induzir o sono.

‹ Outros agentes eficazes e muito usados incluem a camomila, a tília, a flor de laranjeira, o lúpulo, o manjericão, o gengibre, a canela, a menta e o pilriteiro.

Vale a pena fazer algumas mudanças na sua vida para poder ter um sono mais repousante. As pessoas que dormem o suficiente são mais produtivas, menos propensas a acidentes, e têm vida mais longa, feliz e saudável.

Marianne Ferreira

Médica

6 comentários:

angelina disse...

bom dia Lina
eu quando tenho insonias não hà nada a fazer como evito os medicamentos não durmo mesmo.mas ao outro dia estou mal disposta e com uma cara que mete medo
beijinhos e um feliz dia

Guida Palhota disse...

Muito obrigada, Lina. Às vezes, apesar de sabermos certas coisas, é mesmo necessário que apareça alguém para nos fazer lembrar da sua importância.
Eu tenho andado com os sonos trocados, como os bebés, e, agora, na tentativa de reposição do que está certo, tenho dormido pouco, pois já não durmo de manhã, mas ainda não consigo deitar-me cedo.
A barreira das 22 horas até podia ser aplicada por mim, agora que ainda estou de baixa, mas quando estou a trabalhar é sensivelmente a essa hora que começo a trabalhar para a escola. E, depois de tantos anos assim, o que posso dizer é que ando há uma vida a dormir pouco, pois, estando na escola, deito-me tarde e levanto-me cedo...
A malta sabe a teoria; aplicá-la é que é o diabo!
Vou ver o que se pode arranjar, para já, "enquanto o pau vai e vem"...

Beijos

Natália Fera disse...

Já tinha saudades dos carneirinhos.

Quando não durmo o suficiente no outro dia ando doente...tento dormir cedo,mas ás vezes encontro uma doida no facebook que ainda se deita mais tarde que eu e lá se vai umas horitas de sono.

Beijinhos.

Anónimo disse...

Eu sou um anjo a dormir: ronco para caraças e farto-me de rir e falar. Uma alegria!

Quanto à consulta de oncologia, tem calma. Haverá de estar tudo 5*. Ou pensas que te querem aturar mais tempo por lá?
Olha, minha onco mandou-me dar uma volta loool Comigo está tudo Ok e estou grata por isso.

Beijinhos e boa terça

VandaR

Lina Querubim disse...

é foleiro fico mal disposta, mal humorada, com falta de concentração , má cara, uma zombie e sei lá mais o q...é que sempre gostei de ser morcega de noite tenho vontade de fazer o que não faço de dia.
Beijinhos para todas!

Belha, essa é para quem???!!!!

Banda? Já não te drunfas para dormir??? HUMMM....

IsaLenca disse...

Linita...temos de combinar um cafezinho um destes dias....bora combinar com as meninas de Alverca? Uma sexta, final do dia....antes de jantar...Mas tu não bebes café....só um chá calmante para dormires descansada.

Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...