sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Casa Pia: seis dos sete arguidos condenados com penas de prisão

Casa Pia: seis dos sete arguidos condenados com penas de prisão


Seis dos sete arguidos do processo Casa Pia foram condenados a penas de prisão efectiva. Entre eles, Carlos Cruz – 7 anos – e Carlos Silvino – 18 anos, a maior das penas. Apenas Gertrudes Nunes foi absolvida de todos os crimes de que era acusada.

As penas de prisão


•Carlos Silvino: 18 anos

•Carlos Cruz: 7 anos

•Ferreira Diniz: 7 anos

•Jorge Ritto: 6 anos e 8 meses

•Hugo Marçal: 6 anos e 2 meses

•Manuel Abrantes: 5 anos e 9 meses

•Gertrudes Nunes: absolvida de todos os crimes

Os arguidos foram ainda condenados ao pagamento de indemnizações. Carlos Silvino terá que indemnizar 20 vítimas com 15 mil euros cada. Carlos Cruz tem duas vítimas para indemnizar com 25 mil euros cada, Ferreira Diniz três, Jorge Ritto uma, Hugo Marçal duas e Manuel Abrantes duas.





O apresentador televisivo Carlos Cruz foi condenado a sete anos de prisão efectiva. O tribunal considerou Carlos Cruz culpado de duas situações de abusos sexuais sobre menores ocorridos numa casa na avenida das Forças Armadas, em Lisboa, e pelo menos uma numa casa em Elvas. Foi inicialmente pronunciado por seis crimes, mas o Ministério Público só deu como provados três de abuso sexual e um de acto com adolescente.



O ex-motorista da Casa Pia Carlos Silvino foi condenado a uma pena única de 18 anos de prisão efectiva pelo colectivo de juízes liderado por Ana Peres. Foi considerado culpado de abusos ocorridos nas garagens do colégio Pina Manique, em colónias de férias da Casa Pia e no "barracão" onde o arguido vivia, entre outras situações.



O tribunal deu também como provado que Silvino abusou dos três menores que o acusam no processo apenso, entre os quais "Joel", cujas queixas motivaram a abertura da investigação. Silvino foi pronunciado inicialmente por mais de 600 crimes sexuais, mas o Ministério Público deu como provados 167, na maioria abuso sexual.



Quanto ao ex-provedor adjunto da Casa Pia Manuel Abrantes, foi condenado a cinco anos e nove meses por dois crimes de abuso sexual de menores. Abrantes foi pronunciado inicialmente por 51 crimes, incluindo 48 de abuso sexual, dois de lenocínio e um de peculato de uso, mas o Ministério Público só deu como provados 16 crimes de abuso.



O médico Ferreira Diniz foi condenado a sete anos de prisão efectiva por dois crimes de abuso sexual de menores.



O advogado Hugo Marçal foi condenado a seis anos e dois meses de prisão efectiva pelo colectivo de juízes liderado por Ana Peres. O tribunal considerou Hugo Marçal culpado de ter providenciado uma casa em Elvas, pedida à arguida Gertrudes Nunes, para que aí decorressem abusos. Hugo Marçal estava pronunciado por 23 crimes, 19 de lenocínio e quatro de abuso sexual.



O embaixador Jorge Ritto foi condenado a seis anos e oito meses de prisão. O tribunal considerou Ritto culpado de abusos em diversos locais, como uma vivenda no Restelo e uma casa na Alameda Afonso Henriques. Foi pronunciado por 11 crimes - nove de abuso sexual e dois de lenocínio -, mas o Ministério Público considerou como provados oito crimes de abuso.



Já Gertrudes Nunes foi absolvida de todos os crimes de que estava acusada. O tribunal considerou Gertrudes Nunes culpada de ter cedido uma casa em Elvas para que aí decorressem abusos, mas os juízes consideraram não estarem preenchidos todos os requisitos para ser condenada pelos crimes em causa. Gertrudes Nunes respondia por 26 acusações de lenocínio (fomento da prostituição).


(retirado da net)

Bom fim de semana!

No portal de oncologia português está o 2º Encontro Rosa Esperança

O II Encontro Rosa Esperança decorre no dia 19 de Setembro, pelas 10:00, nas nascentes do Alviela (Olhos d´Água) no concelho de Alcanena, distrito de Santarém.


A organização apela às pessoas que vistam branco e rosa e que se juntem à causa levando a família e os amigos, lê-se em comunicado de imprensa.


As possibilidades de cura de um cancro da mama são superiores a 90% desde que a detecção seja precoce e o tratamento eficiente.


Em Portugal, o rastreio só começou em 1990, na região Centro, estendendo-se depois para o Norte, enquanto que no Sul quase não avançou.


“É preciso continuar a chamar a atenção, sobretudo dos nossos políticos para que o rastreio e tratamento sejam uma prioridade em todos os cantos do país”, alerta a organização em comunicado.


Saiba mais na agenda, no site do evento ou por e-mail.

http://www.pop.eu.com/news/2983/26/Encontro-veste-se-de-rosa-contra-o-cancro-da-mama.html

Boa sexta feira

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Ontem
























li o livro todo do António Feio " Aproveitem a vida!"
Foi um bocado á tarde e antes de dormir terminei :o) tinha muita ansiedade por o ler daí a rapidez. É de auto-ajuda conta pormenores que desconhecia do estágio da sua doença e mais uma vez confirmei que foi um grande GUERREIRO e vale sempre a pena lutar até ao fim!
Um beijo António *

:o)























E BEIJOKASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cancro da mama: Campanha de sensibilização arranca hoje























quarta-feira, 1 de Setembro de 2010










A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) lança hoje uma campanha de prevenção que pretende alertar para a importância do diagnóstico precoce do cancro da mama através da ida regular ao médico e a realização de mamografia.






«Ignorar o cancro da mama é ignorar aqueles de quem gosta» é a mensagem-chave desta campanha de sensibilização, intitulada «Tempo de Viver» e que tem dois públicos-alvo: as mulheres mais jovens e as mais velhas.






Segundo a LPCC, esta doença não afecta apenas a vida de uma mulher, mas a de todos os que a rodeiam, pelo que faz o seguinte apelo: «Por si, mas também por eles, visite regularmente o seu médico e faça a mamografia ou compareça ao rastreio. Porque o diagnóstico precoce pode salvar-lhe a vida».






Diário Digital / Lusa

2º Encontro Rosa Esperança



Clique em cima para ler melhor ;o) Bjs
Beijinhos durmam bem!


Beijinhos a todas!!

terça-feira, 31 de agosto de 2010


Beijinhos fiquem com os Anjos

Somar é a primeira operação matemática que se aprende


Somar é a primeira operação matemática que se aprende, a que temos mais facilidade e que gostamos mais.


Primeiro agente gosta de somar várias vezes palitos e giz, depois brinquedos e roupas da moda, depois somar dinheiro, depois somar carros e casas, e sempre somar alegria e felicidade.

Isto já é multiplicação, que também é fácil de aprender, é só somar várias vezes a mesma coisa.

A Segunda operação que aprendemos é a subtração.

Aí começa a ficar estranho.

Principalmente quando tem que pedir emprestado na casa do vizinho, digo, casa decimal ao lado. Ninguém gosta mais de diminuir do que somar.

Quando chega na divisão é quase um desespero, ainda mais quando sobra um resto.

É que ninguém entende aonde ou pra quem vai ficar o resto.

Até no cotidiano ninguém gosta de dividir nada.

A dificuldade no aprendizado não parece à toa, o homem rejeita essa prática.

Quando o homem aprender a dividir corretamente e saber onde deve ficar o resto, entenderá que é o mesmo que somar para alguns, mantendo a quantidade de outros, sem necessariamente subtrair de alguém, ou seja, é o mesmo que somar igual para todos; entenderá também que somando os restos teremos mais um inteiro divisível, fazendo outros felizes.

O resultado final também é uma soma, a soma da felicidade geral.

Poderíamos até chamar esta operação de soma distribuída.

Com esta visão, com certeza a matemática daria mais resultados, talvez fosse dispensável aprender contas de dividir e os homens continuariam felizes a somar palitos, brinquedos, dinheiros, carros, casas e felicidade, porém não somente para si.

Quem sabe?

Mensagem de Carinho para Amigo






















Carinho é fonte energética.



Carinho é caminho de amor.


Carinho nunca é demais.


A afetividade é importante, sim.


Pois, como um ser humano ainda imperfeito,


ainda aprendiz, pode bastar-se a si mesmo?


Não, amigos, a individualidade, sem dúvida,


é direito de cada um de nós.


Mas, em excesso, é egoísmo.


Viemos aqui para aprender.


Aprendizagem é sinônimo de troca de experiências,


troca de energia,


troca de informações,


troca de afeto,


troca e troca...


Carinho é plumagem bonita,


macia, gostosa de sentir.


Quem dá afeto se fortifica;


quem o recebe se acalma,


se tranqüiliza,


se equilibra.


Carinho é sinônimo de amor,


amigos.


Amor é bálsamo para a nossa condição de criança espiritual.


Criança precisa de amor para crescer psicologicamente,


afetivamente e fisicamente saudável.


Criança precisa de apoio e de muita troca.


Portanto, também nós precisamos de afeto.


Não esqueçam desse detalhe amigos:


amor é fonte de energia, é vida, é crescimento.


Dêem e aceitem todo o tipo de afeto com verdadeiro amor...


(desconheço autoria)

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Aproveitem a Vida de António Feio - " Não deixem nada por fazer, nem nada por dizer."















Excerto


“Tenho um tumor gigante no pâncreas. Alguns dos tratamentos conseguiram reduzir um pouco o seu tamanho, mas não o suficiente para poder ser operado. Sei bem o que isso significa.

Neste momento, e porque não há outra forma, vivo um dia de cada vez. Deixei de fazer planos para a frente. Não sei o que me espera no futuro, mas isso agora também não importa, o que interessa é o aqui e agora.

Ao longo deste quase último ano e meio percebi que o meu estado de saúde deixou de ser um tema que me diz respeito apenas a mim, à minha família, aos meus amigos e àqueles de quem sou próximo.

A minha doença deixou de ser apenas um problema que é meu, de alguma forma deixou de me pertencer. E isto sucedeu aos poucos, à medida que a onda de apoio e solidariedade à minha volta foi crescendo e ganhando forma. Assim nasceu a ideia deste livro.

A mensagem principal que quero deixar às pessoas é que se há um problema é preciso resolvê-lo da melhor maneira, há que não ficar quieto, há que tentar de tudo primeiro, nunca desistir.

Se as pessoas começarem a parar por um momento para olhar para casos como o meu, ou, simplesmente, para a sua própria vida com olhos de ver, talvez comecem a relativizar os seus próprios problemas e possam perceber o que de facto vale a pena na vida. Talvez assim a consigam aproveitar melhor.

Aproveitem a vida e ajudem-se uns aos outros!!”
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...