domingo, 5 de dezembro de 2010

Dia Mundial do Voluntariado













Por Lusa


Nos últimos quatro anos, mais de 15 mil pessoas inscreveram-se na bolsa do voluntariado, uma plataforma on-line que permite “aproximar quem quer dar de quem precisa de receber”.
 
Segundo a presidente da Entrajuda, instituição que lançou a iniciativa, a bolsa do voluntariado tem o mérito de permitir que as pessoas escolham a sua forma de voluntariado e a área e zona geográfica onde o pretendem desenvolver.


No Dia Internacional do Voluntariado, que hoje se comemora, foi lançado um novo site da bolsa de voluntariado, ao mesmo tempo que se ligou esta ferramenta à rede social Facebook.

“A bolsa tinha de ser modernizada e ligada com novas plataformas, como as redes sociais, abrangendo camadas mais jovens”, justificou Isabel Jonet, presidente da Entrajuda e do Banco Alimentar contra a Fome.

Com o apoio da Portugal Telecom (PT) e da Caixa Geral de Depósitos (CGD), esta bolsa já ajudou mais de 800 instituições sociais que procuram voluntários.

Isabel Jonet faz um apelo ao voluntariado, lembrando que ser voluntário é mais do que trabalhar sem contrapartida financeira: “é uma maneira de viver, é um modo de estar na vida, em que cada um de nós é co-responsável pelos outros”.

E a falta de tempo não é argumento para virar costas ao voluntariado. É possível participar em ações pontuais, como pintar uma instituição ou ajudar a ajardinar uma área para crianças.

Para dar o exemplo, os presidentes das administrações da PT e da CGD inscreveram-se hoje na bolsa do voluntariado, durante a cerimónia de lançamento do novo site.

O presidente da CGD, Faria de Oliveira, disse que estará presente como voluntário assim que for convocado e aproveitou para sublinhar o espírito solidário dos portugueses.

“Num momento particularmente difícil que se atravessa é com muita satisfação que verifico uma resposta notável por parte da sociedade e o seu envolvimento nas questões do voluntariado”, referiu.

Faria de Oliveira traçou como objectivo para 2011 atingir 20 mil horas de voluntariado por parte dos trabalhadores da Caixa.

Também o presidente da PT, Zeinal Bava, relembrou o empenho dos colaboradores da empresa em ações de voluntariado, anunciando que conseguiram no mês passado angariar 12 toneladas de bens para o Banco Alimentar.

“A PT tem uma filosofia de estar presente quando o país precisa e quando instituições como o banco alimentar precisam. A PT tem no seu DNA a parte da sustentabilidade”, declarou.

http://www.publico.pt/Sociedade/mais-de-15-mil-portugueses-dispostos-a-prestar-trabalho-voluntario_1469568

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...