segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Dia Mundial da Menopausa

Portuguesa de Menopausa associa-se à International Menopause Society para lançar um desafio às mulheres de todo o mundo:




Tenha uma das mais importantes conversas da sua vida!



Lisboa (Outubro 18, 2006) – Hoje é o Dia Mundial da Menopausa, e a Sociedade Portuguesa de Menopausa associa-se à International Menopause Society para lançar um desafio às mulheres de todo o mundo:


Tenha uma das mais importantes conversas da sua vida!


“O Dia Mundial da Menopausa trata na realidade de homenagear todas as mulheres. É reconhecer que milhões de mulheres em todo o mundo entram todos os dias nesta fase vital da vida e no entanto a maioria delas não entende a menopausa nem o seu impacto na saúde,” diz o Dr. Mário de Sousa, Presidente da Sociedade Portuguesa de Menopausa.

“Quando as mulheres atingem esta fase ainda lhes resta um terço da vida para viver e deveriam ansiar por muitos mais anos saudáveis. Mas, primeiro, as mulheres precisam conhecer quais os seus riscos pessoais de saúde, e as mulheres precisam de discutir as suas opções tais como uma boa nutrição, exercício físico e terapia hormonal.”

O Dia Mundial da Menopausa apela a toda a mulher com 45 ou mais anos que fale com o seu médico acerca da sua história clínica, do seu risco para doenças, dos riscos e benefícios da terapia hormonal, e das medidas que pode tomar agora para controlar a sua saúde.

O que acontece na menopausa?

Durante este período de vida, os ovários das mulheres cessam de produzir estrogenos e testosterona; isto irá causar sintomas como afrontamentos, dores articulares, fadiga, secura vaginal perda do libido e insónias. A perda de estrogeno também está associada a série de doenças graves, incluindo a osteoporose, perda dos dentes e declínio cognitivo. Tenha em consideração a seguinte informação:

• Afrontamentos, por vezes acompanhados de suores, são a resposta do corpo à descida dos níveis de estrogeno. Durante um afrontamento, que dura tipicamente de 30 segundos a 5 minutos, o coração bate mais depressa e a temperatura do corpo aumenta.

• Sexo doloroso causado por secura ou atrofia dos tecidos da vagina pode ser provocado pela queda dos níveis de estrogeno.

• Metade das mulheres com mais de 50 anos irá sofrer uma fractura causada pela osteoporose.

• Estudos recentes concluíram que existe um menor risco de AVC quando a TSH é iniciada antes dos 60 anos, mas não quando é iniciada após os 60 anos.

• O Women’s Health Initiative Study (WHI) demonstrou que o risco de cancro da mama, para mulheres a fazer TSH, é

(a) Diminui 7 casos por 10.000 mulheres por ano em mulheres sem útero a tomar estrogeno – apenas TSH;

(b) Não aumenta significativamente se a TSH combinada estrogeno/progestogeno for tomada por menos de 5 anos; e

(c) Aumenta 8 casos por 10.000 mulheres por ano, i.e. menos de 0,1% por ano se a TSH combinada for usada durante 5 ou mais anos.



Dia Mundial da Menopausa » Desafio às Mulheres: Fale com o seu médico


Mécia Moura da Silva







• A TSH é o meio mais eficaz para aliviar sintomas graves da menopausa, tais como afrontamentos, suores nocturnos e secura vaginal. Também ajuda a prevenir a osteoporose na pos-menopausa. A TSH pode melhorar a qualidade de vida em algumas mulheres, mas existem riscos de trombose e outras alterações que variam com a idade e saúde de cada mulher.

• Apesar de alguns medicamentos não-hormonais poderem ajudar em alguns sintomas da menopausa, as terapias complementares e alternativas ainda não provaram ser melhores que a terapia com placebo.

“A Menopausa pode ser um período muito confuso e as opções podem parecer complicadas”, acrescenta o Dr. Mário de Sousa “Mas toda a mulher precisa decidir o que é melhor para si. Isso fará toda a diferença.”

Para mais informação visite o site da SPM em www.spmenopausa.pt ou coloque a sua questão através do e.mail: geral@socportmenopausa.mail.pt.

A Sociedade Portuguesa de Menopausa é uma associação sem fins lucrativos dedicada a promover o conhecimento, estudo e investigação em todos os aspectos do envelhecimento nas mulheres.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...