quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CM de Cascais atribui Medalha de Mérito Cultural a António Feio- *

CM de Cascais atribui Medalha de Mérito Cultural a António Feio


O Presidente da Câmara Municipal de Cascais entrega no próximo dia 6 de Outubro, às 18h30, no Espaço memória do TEC - Teatro Experimental de Cascais, à família do actor António Feio, a Medalha de Mérito Cultural do Município.

Outorgada a título póstumo, a distinção foi aprovada por unanimidade na primeira sessão de Câmara após período de férias, realizada a 6 de Setembro. A outorga acontece no âmbito da homenagem promovida pelo TEC ao actor, cuja longa carreira se iniciou precisamente nesta companhia teatral.

Munícipe de Cascais residente em Carcavelos, António Feio deu os primeiros passos profissionais no Teatro Experimental de Cascais apenas com 11 anos, onde ganhou o gosto pelo teatro e decidiu aventurar-se na carreira de actor.

Posteriormente fundou o Teatro Aquarius e percorreu variadíssimas casas de espectáculo, onde revelou um inquestionável talento de humorista, actor, realizador e encenador.

A par da sua carreira, António Feio demonstrou sempre fortes qualidades humanas satirizando inclusive a doença que viria a ceifar-lhe a vida, numa absoluta prova de irreverência e humor.

SOBRE ANTÓNIO FEIO
Natural de Maputo, Moçambique, começou a sua carreira aos 11 anos, no Teatro Experimental de Cascais, depois de o seu Director, Carlos Avilez, o ter convidado para fazer a peça "O Mar", de Miguel Torga, que estreou a 6 de Maio de 1966. Além do Teatro Experimental de Cascais, onde permaneceu alguns anos, fundou e actuou no Teatro Aquarius, actuou na Cooperativa de Comediantes Rafael de Oliveira, no Teatro Popular-Companhia Nacional I, no Teatro S. Luiz, no Teatro Adoque, no Teatro ABC, na Casa da Comédia, no Centro de Arte Moderna, no Teatro Aberto, no Teatro Variedades, no Teatro Nacional D. Maria II e no Teatro Villaret, entre outros. "O que diz Molero" e "Conversa da Treta" foram duas das suas encenações mais emblemáticas. Fez televisão, rádio, publicidade e cinema, com destaque para a dupla que formava com o actor e amigo José Pedro Gomes, elevando o riso ao expoente máximo. A 27 de Março de 2010 recebeu do Presidente da República, Cavaco Silva, o grau honorífico de comendador da Ordem do Infante D. Henrique. O actor e encenador António Feio morreu a 29 de Julho de 2010, contava 55 anos.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...