quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Chile: 33 mineiros resgatados em menos de 24 horas

Chile: 33 mineiros resgatados em menos de 24 horas - veja as fotosPor Redacção


68 dias depois de terem ficado retidos na mina de S. José, no deserto de Atacama, Chile, os 33 mineiros foram resgatados em menos de 24 horas, um tempo impensável de início. Florencio Avalos, 31 anos, voltou à superfície, voltou à vida às primeira horas de quarta-feira. Luiz Urzua foi o 33.º, chegou à superfície no início de madrugada de quinta-feira em Lisboa. Notável operação de resgate.



A cápsula Fénix demorou 16 minutos a percorrer os 622 metros que separavam os 33 mineiros da superfície do agora denominado Campo Esperança na sua primeira viagem.



Com óculos escuros - para proteger os olhos da luminosidade diferente da que tinham no fundo da mina - Florencio Avalos foi recebido com lágrimas, aplausos e cânticos de alegria. O homem, que já pôde abraçar a mulher e o filho, foi de imediato submetido a exames médicos.



Mário Sepulveda foi o segundo mineiro a chegar à superfície, cerca de uma hora depois de Avalos (5h09 de Lisboa de terça para quarta-feira). O mineiro de 39 anos subiu de muito bom humor, gritando «vamos, vamos» ao sentir-se já perto da superfície e trazendo até pedras do subsolo, oferendo uma a cada pessoa que cumpriementou de início, até ao presidente Sebastián Pinera. Juan Illanes, de 52 anos, foi o terceiro a ser retirado da mina (6h07 de Lisboa).



O quarto resgatado foi o único boliviano dos 33 mineiros que ficaram retidos no subsolo. Carlos Mamani Solis, de 24 anos, saiu às 7h40. Mais tarde, na triagem, recebeu a visita do Presidente da Bolívia, Evo Morales. Seguiu-se o mais novo do grupo, Jimmy Alejandro Sanchez, de 19 anos, que chegou à superfície às 8h10.



O sexto mineiro a reencontrar os familiares foi Osmán Araya, de 30 anos. José Ricardo Ojeda Vidal, viúvo de 47 anos, diabético, foi o sétimo a ser içado. Claudio Yánez, de 34 anos, foi o oitavo. Mario Gomez, de 63 anos, o mais velho dos mineiros, foi o nono a ser retirado.



O décimo a ser retirado foi Alex Vega Salazar, de 31 anos. Jorge Galleguillos Orellana, de 56 anos, Edison Peña, 34 anos, e Carlos Barrios, de 27 anos, foram os mineiros seguintes a sair, por esta ordem. Victor Zamora, de 33 anos, foi o 14.º a chegar à superfície, Victor Segovia, de 48 anos, foi o 15.º. Pouco antes das 17h00 de Lisboa, foi a vez de Daniel Herrera Campos, de 27 anos, atingir a superfície. 40 minutos depois, Omar Reygadas, de 56 anos, o 17º mineiro a ser resgatado, voltou a ver a luz do dia. Segurando uma Bíblia, ajoelhou-se e rezou. No seu capacete, duas datas: a do acidente, 5 de Agosto, e a desta quarta-feira, com a inscrição «Dios vive».



Às 18.46, chegou à superfície Esteban Rojas, 44 anos. Poderá, então, cumprir o prometido durante o «cativeiro»: casar com a companheira de vários anos, que o esperava à saída da cápsula. Sempre o mesmo ritual: o retirar dos ganchos e do equipamento de comunicação, uma pequena oração de joelhos e abraços aos presentes, antes da saída de maca para uma primeira observação médica.



19.º homem a sair, Pablo Rojas, primo do libertado anterior. 45 anos, pareceu em excelente condição física. Dario Segovia, 48 anos, chegou à superfície em cima das 20 horas. Foi o 20.º a ser resgatado.



A operação acelerou ao início da noite em Portugal, surgindo um mineiro de meia em meia hora. Pelas 20.31 surgiu Yonni Barrios, 50 anos, esperado por uma companheira. Curiosamente, não é certo se se tratava da mulher ou de uma amante, entretanto descoberta. Barrios ficou conhecido pelo «doutor», uma vez que tem conhecimento de primeiros socorros e ficou responsável por vigiar a saúde dos colegas.



O 22.º homem a sair da mina foi Samuel Ávalos, 43 anos. Paragem rápida para tirar o equipamento para a subida e um beijo apaixonado à mulher que o esperava junto do Presidente Sebastián Pinera.



Meia hora depois, surgiu Carlos Bugueño, 27 anos. Um dos responsáveis por receber os mantimentos mandados da superfície foi recebido pela mãe, depois pelo Presidente e a Primeira Dama.



Enquanto se esperava pela chegada do 24.º mineiro, o ministro da Saúde do Chile, Jaime Manalich, revelou que um dos mineiros, não identificado, sofre de prenumonia aguda. Devido à fraqueza, deverá ficar mais tempo no hospital. Há também problemas com os dentes de alguns e foram detectados os primeiros problemas oftalmológicos.



José Henriquez, 54 anos, foi o 24.º mineiro a subir à superfície, sendo saudado pela mulher. Pelas 22h20, num ritmo cada vez mais acelerado, subiu Renán Ávalos, 28 anos, irmão do primeiro homem a sair, Florencio Ávalos.



Pelas 22.50, o 26.º homem. A subida da cápsula demorou menos de 10 minutos, assim Claudio Acuña, 35 anos, abraçou rapidamente mãe, mulher e filha. Acuña celebrou o aniversário dentro da mina, a 9 de Setembro. Recebeu uma camisola autografada pelos jogadores do seu clube, o Colo Colo e ouviu o hino do clube.



Franklin Lobos, 53 anos, o mais conhecido dos prisioneiros devido ao seu passado como futebolista, sai pelas 23.19. Lobos é saudado pela filha, que lhe oferece uma bola autografada, e Franklin dá mesmo uns toques na bola antes de cumprimentar o presidente do Chile.



Às 23.45 horas emergiu Richard Villaroel, que está prestes a ser pai. O mineiro foi recebido por três familiares, uma deles parece ser uma irmã ainda adolescente, com muita emoção. Meia hora depois, o 29.º homem. Juan Aguilar, 49 anos. Cumprimentou a mulher, o presidente do Chile e a primeira dama. A noite cai sobre o Atacama.



O 30.º homem foi recuperado rapidamente e chegou à superfície às 00.37. Raul Bustos, saudado pela mulher muito sorridente, tem uma história curiosa: perdeu o emprego como construtor durante um terramoto que assolou o país há alguns meses, e arranjou depois trabalho na mina como engenheiro hidráulico... Desceu à mina no dia 5 de Agosto para reparar uma viatura momentos antes do acidente que deixou os 33 debaixo da terra.



01h02. O antepenúltimo mineiro, Pedro Cortez, está à superfície. Sorridente, foi saudado pela filha, ainda criança. Os balões que segurava soltaram-se assim que abraçou o pai.



Ariel Ticona, mineiro número 32, 29 anos, tem das histórias mais tocantes. Ticona foi pai há cerca de um mês e pediu à mulher que chamasse Esperanza à filha, ainda antes de estar concluído o túnel até à galeria dos 33. Ticona respirou à superfície às 01.28, hora de Portugal e foi portador do telefone através do qual falaram pela primeira vez para a superfície, depois de 17 dias de silêncio.



E fez-se também silêncio minutos antes da subida de Luis Urzua, chefe de turno no dia 5 de Agosto. O último a subir, às 01.55. Champanhe foi aberto para festejar a chegada de D. Lucho, 54 anos, responsável por todos os companheiros. Canta-se o hino do Chile. Os seis socorristas deverão seguir-se.



Notícia actualizada às 01h55

04:23 - 13-10-2010
 
http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=226055

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...