terça-feira, 7 de setembro de 2010

O que escondem as doenças da tiróide?

O que escondem as doenças da tiróide?


Doenças da tiróide

Depressão, cansaço, ritmo cardíaco mais lento, aumento de peso são alguns dos sintomas que podem estar associados ao hipotiroidismo, uma das doenças da tiróide mais frequentes, pouco conhecida e valorizada, mas das mais fáceis de tratar. O Dia Mundial da Tiróide, este ano, teve como objectivo alertar a população para os segredos da doença.



Hipotiroidismo



É uma doença em que as hormonas da tiróide existem em quantidade insuficiente em circulação e comprometem o normal funcionamento do organismo.



Os sintomas físicos do hipotiroidismo podem afectar a auto-estima, o trabalho e a vida familiar dos doentes. Quando não tratado, não só diminui a qualidade de vida, como pode ter sérias complicações, entre as quais, o ritmo cardíaco tão baixo que pode levar a coma, subida dos níveis de colesterol que podem resultar em doenças cardíacas e infertilidade e doença de Alzheimer.



Aproximadamente 5% das mulheres desenvolve hipotiroidismo durante a gravidez. Contudo, a doença pode passar despercebida uma vez que os sintomas podem ser semelhantes às alterações que ocorrem no corpo durante esta fase. Ainda assim, “durante a gestação, a vigilância da doença deve ser mais apertada”, indica Jácome de Castro.



Se não tratado, o hipotiroidismo na gravidez pode ser muito perigoso, aumentando o risco de parto prematuro e podendo colocar em risco o desenvolvimento e aprendizagem do bebé.

Hipertiroidismo




Como o próprio nome indica, resulta de uma produção excessiva das hormonas da tiróide. Perda de peso, nervosismo, irritabilidade e ansiedade, ritmo cardíaco acelerado, olhos fixos e proeminentes, tremor nas mãos, cansaço, aumento da frequência de evacuação ou diarreia, dificuldade em dormir, suores, menstruações mais fracas e menos frequentes são alguns dos sinais de alerta desta doença.



As mulheres grávidas e as mães recentes com hipertiroidismo grave podem ser tratadas com medicamentos antitiroideus ou, em alguns casos, cirurgia para remover parcialmente a glândula tiroideia mas não deverá ser utilizada irradiação.



Texto: Cláudia Pinto



A responsabilidade editorial e científica desta informação é do jornal



2 comentários:

Marcia disse...

Oi Lina,obrigado pela informação,sempre faço exames da tireóide,e está tudo normal.
Faço,porque sou muito magrela,e vivo cansada..lolll.
E já fiz outros vários exames para saber do cansaço e magreza,mas não deram dera.
Acho que sou ruim de comere,e,preguiçosa de natureza,gaita!

E café,tomo menos que a quantidade que mencionou,mas o duro é depois de tomá-lo dano a fumári,mas bem menos que antes.
Voce parou de fumacear???
Espero que tenha vencido este vício maldito...urggg!
beijinss

Lina Querubim disse...

Márcia eu tb já fiz testes á tiróide quando á uns 3 anos estive muito magra mas estava tudo bem.
O Café tb tomo fraco oq altera-me o sistema nervoso, fico a tremer e confusa :p e deixei de fumar sim mas ainda me custa e lembro :o( tem alturas que dá uma vontade...depois penso na minha saúde e o que me custou a largar e tento esquecer!
Mas quando bebo o meu carioca de café a seguír á refeição fujo da cozinha :o) era lá que fumava a tomar o coffe.( o único lugar de esfumaçar)
Beijokas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...