quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Uma falsa médica tem encaminhado várias mulheres para o Hospital São João, no Porto, dizendo-lhes por telefone que lhes foi diagnosticado cancro

Uma falsa médica tem encaminhado várias mulheres para o Hospital São João, no Porto, dizendo-lhes por telefone que lhes foi diagnosticado cancro do útero ou da mama e que se devem dirigir a uma consulta naquela instituição.


A denúncia foi hoje feita pelo Conselho de Administração do próprio Hospital São João, que caracteriza a situação de acto "criminoso", que "não pode sequer ser encarado como uma brincadeira de mau gosto", frisa o presidente, António Ferreira.

A situação não é nova. Os episódios remontam a 2008, mas voltaram a acontecer na passada semana, levando o hospital a procurar alertar o público para que alguém, se contactado pela falsária, perceba "que está a ser objecto de fraude e contacte imediatamente o hospital para activar as autoridades", salienta o responsável.

O modo de actuação passa por telefonar às vítimas (todas mulheres com idades a rondar os 30 anos) dizendo trabalhar no Centro de Oncologia do hospital (que não tem essa designação, mas a de Hospital de Dia de Oncologia Médica) e ter tido acesso a determinados exames que indicam possibilidade de cancro de útero ou de mama.

Às mulheres é ainda pedido, durante a chamada telefónica, que façam exames de palpação ao peito e genitais, que recolham uma amostra de urina para um frasco e que guardem a roupa interior a fim de a entregarem, no dia seguinte, numa consulta agendada no Hospital de São João, durante a qual serão sujeitas a uma intervenção cirúrgica.

"Quando chegam ao hospital, chegam revoltadíssimas. Isto é humilhar as pessoas", considera António Ferreira, acrescentando ser "impensável" que o responsável por esta situação seja algum funcionário daquela instituição.

Carla Oliveira, responsável adjunta do Gabinete do Utente que tem acompanhado as vítimas, explica que a falsa médica tem "uma estratégia estudada", já que conhece "algum do historial" clínico das mulheres alvo dos telefonemas.

A falsa médica "identifica-se, assusta a vítima dizendo que tem uma neoplasia (cancro) e revela pormenores da mesma para que acreditem", acrescenta.

Até ao momento, as sete vítimas identificadas (outras há que preferiram não apresentar denúncia formal), são todas da região do Grande Porto ou Norte (Braga e Ponte de Lima) e nenhuma é doente do Hospital São João, tem patologia oncológica confirmada ou sequer um problema ligado à oncologia.

"Podem sim ter algum historial de nódulos ou quistos", afirma a responsável.

As chamadas são sempre feitas à noite, para um número de telemóvel e aparecem identificadas, sendo que o número de origem deixa de estar disponível nos dias seguintes.

Pelo menos numa situação, a vítima acedeu fazer uma vídeo chamada. Três das vítimas eram dadoras de sangue, uma informação utilizada pela falsa médica durante as chamadas.

Retirado http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=92&did=114964
 
 
 
ISTO PARECE MENTIRA...MAS PARA ONDE CAMINHA ESTE MUNDO????????

6 comentários:

João Videira Santos disse...

É inconcebível que haja quem se entretenha com assuntos tão sérios e tão graves...

Lastimo.

(muito obrigado pela sua presença no meu blog.
volte sempre!)

Lina Querubim disse...

Verdade!!!!
Não posso imaginar o susto dessas mulheres que receberam esse veredito por o telefone. Aliás, até imagino porque também eu tive cancro de mama e sei o que é ouvir isso!

De nada!
Volte sempre também ;o)

Maguie Barreira disse...

anda tudo maluco, esta médica deve de ter graves problemas mentais só pode

beijokas
..

sonia disse...

Olá Lina,
Vi essa noticía durante o tratamento que fiz hoje no hospital e ficamos todos a comentar...como é que alguém podia "brincar" com a saúde das pessoas desta maneira.
E,pior tem de ser alguém que consegue aceder a exames e análises!!!Ou,seja trabalha num hospital ou centro de saúde...

Que vergonha,

Beijinhos

Natália Fera disse...

Bem!
Nem sei que diga
Como pode existir pessoas assim.
Beijinhos Lina e boa noite

Lina Querubim disse...

É de uma pessoa se passar!!!
Segundo parece não tem nada a ver com o Hospital S.João do Porto mas tem que ser alguém com acesso ás fichas em outro local!!!!
Prisão e trabalhinhos pesados era o que merecia!!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...