terça-feira, 27 de julho de 2010

41 graus para Lisboa

41 graus para Lisboa


Lisboa deverá ser hoje o ponto mais quente do país, seguido de Évora e Beja onde as temperaturas devem chegar aos 40 graus. (Veja vídeo SIC)

A persistência de temperaturas elevadas levou o Instituto de Meteorologia (IM) a colocar os distritos de Braga e Lisboa sob aviso laranja, enquanto que o resto do continente e Madeira estão com aviso amarelo.




Segundo as previsões do IM, o distrito de Lisboa irá atingir as temperaturas mais altas do país, cerca de 41 graus Celsius de máxima, seguido de Évora e Beja, ambos com 40º.



No Norte, Braga deverá atingir os 38º, enquanto que na região Centro do país os distritos de Coimbra, Castelo Branco e Portalegre deverão chegar aos 37º.



O distrito de Leiria deverá atingir 36º, Porto e Vila Real 35º e, no Sul, irão ser registadas as temperaturas mais baixas, com Sines e Faro a chegarem aos 31º e Sagres aos 29º.



Menos calor nas ilhas





Ponta Delgada não deverá ultrapassar os 25º e o Funchal irá chegar aos 28º, situação que levou o IM a ativar o aviso amarelo, o segundo de uma escala de quatro, que significa situações de risco para a realização de determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.



O aviso laranja representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

As elevadas temperaturas que estão a fazer-se sentir por todo o país desde sábado passado devem-se, de acordo com o meteorologista Ricardo Tavares, à existência de "uma massa de ar quente" que se encontra localizada sobre o continente, associada a uma corrente de leste, que "impede a entrada de ar marítimo".

"Nos próximos dias, a generalidade do país deverá manter estas temperaturas", adiantou o meteorologista em declarações à Lusa.

As temperaturas elevadas estão também na origem da decisão da Direcção-Geral da Saúde (DGS) de ativar o aviso amarelo em quase todo o país, com exceção para Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Aveiro e Faro.

Alerta de perigo para a saúde

O aviso amarelo da DGS destina-se a alertar para a possibilidade das temperaturas elevadas poderem gerar riscos para a saúde.

Para hoje, o IM prevê céu geralmente limpo e continuação de tempo quente.

O vento soprará fraco (inferior a 20 Km/h) do quadrante leste, soprando moderado a forte (25 a 40 Km/h) nas terras altas das regiões Norte e Centro, e rodando para noroeste moderado (15 a 25 Km/h) no litoral, a norte do Cabo da Roca, durante a tarde.

Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental a norte do Cabo da Roca as ondas serão de noroeste com 1,5 a dois metros e com a temperatura da água do mar a rondar os 15º, enquanto que a sul desse ponto as ondas de noroeste terão igualmente 1,5 a dois metros de altura e uma temperatura entre 18º e 19º.

Na costa sul, as ondas de sueste não deverão ultrapassar um metro e a temperatura da água será de 20º a 21º.

(Expresso)

4 comentários:

Nela disse...

Conta alguma coisa que a gente não saiba...

João Videira Santos disse...

Calor...E o corpo destila em sucessivos suores...

Calor,abranda...

IsaLenca disse...

Os entas são tramados....

Lina Querubim disse...

Aiii verdade Isa, eu já me sinto mal debaixo de tanto calor.

Olha Gosma-Mori queres novidades vai ao hipermercado :p

João, nem com poesia eu suporto este tempo acho que como diz a Isalenca é dos 40´entas :o)

Beijinhos para todos!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...