segunda-feira, 26 de abril de 2010

Tamoxifeno Medicamento usado para prevenir a reaparição de cancro de mama pode ser perigoso.

Medicamento usado para prevenir a reaparição de cancro de mama pode ser perigoso.


Um novo estudo mostra que o uso contínuo do medicamento tamoxifeno pode causar o desenvolvimento de um tumor pouco comum, porém agressivo.

Apesar do resultado desse estudo, muitos outros especialistas realizaram outros testes que comprovaram que o tamoxifeno impede que a paciente desenvolva cancro na outra mama.

Segundo o doutor Christopher I. Li, um dos autores do estudo, todos os tipos de tratamentos tem riscos associados , mas o quadro do tamoxifeno continua sendo o de que ele diminui o risco de morte por cancro de mama seus benefícios ultrapassam os riscos.

O tamoxifeno bloqueia os efeitos do estrógeno e reduz as chances do cancro voltar e o espalhamento do cancro estrógeno-sensível, que é o que mais ocorre.

O novo estudo mostrou que mulheres que fizeram uso do tamoxifeno por cinco anos ou mais têm uma chance 60% menor do que aquelas que não utilizaram, de desenvolverem cancro estrógeno-sensível no segundo seio e uma chance 40% menor de desenvolver cancro de qualquer outro tipo.

Mas o estudo também mostrou que o uso contínuo de tamoxifeno pode causar o desenvolvimento de um cancro que não seja estrógeno-sensível. Esses tumores são mais difíceis de tratar e são mais raros também.

Dan Berry, do M. D. Anderson Cancer Center de Houston, Estados Unidos, disse que o estudo pode ser uma falha estatística, o que é muito comum em estudos de controle, já que mulheres que usaram o remédio por um período de um a quatro anos não desenvolveram nada.

Alguns especialistas em cancro de mama estão preocupados que as mulheres que souberem do estudo parem de tomar o tamoxifeno, que é o medicamento mais usado durante o tratamento.

Para o doutor Eric Winer, do Dana-Farber Cancer Institute, essa mulheres tem que ter em mente que o medicamento serve para evitar que o cancro se espalhe para os ossos, fígado e rins, além de prevenir que ocorra na outra mama melhorando as chances de sobrevivência.

Fonte:

Cancer Research

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...