quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia da Terra

O dia da Terra passa quase despercebido em Portugal. Criado em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Neson, manifesta-se essencialmente nas escolas do país.




O que começou, em 1970, como um protesto nacional contra a poluição, é assinalado à escala mundial, com iniciativas centradas na preservação do Planeta e na importância da reciclagem.



Por todo o país decorrem actividades que comemoram o Dia da Terra, assinalado mundialmente, a partir de 1990, no dia 22 de Abril.



No Porto o projecto "Together Green", vai oferecer flores na Rua S. Francisco Xavier. Se um dos 78 estudantes de “t-shirt” verde mobilizados para a campanha lhe oferecer flores não estranhe, não é "Impulse", é o Dia da Terra.



Em Águeda, 50 organizações de todo o município vão distribuir contentores de recolha selectiva de óleos. Há ainda actividades ligadas à reciclagem, visitas guiadas ao Parque da Alta Vila, actividades ao ar livre e jogos tradicionais. A transformação de resíduos, rastreios de saúde, peças de teatro e a sensibilização para boas práticas de poupança de água pretendem deixar, ainda, uma marca no Planeta.



Em Ferreira do Alentejo, a câmara municipal está a fazer campanhas de sensibilização ambiental através do projecto "Ferreira sustentável". Direccionado para alunos do jardim-de-infância e do 1º ciclo, promove oficinas de reciclagem e de instrumentos musicais, concebidos através da reutilazação de materiais.



Na Lourinhã, sessões de Educação Ambiental sobre Compostagem Doméstica assinalam o 22 de Abril, Dia da Terra.



Em Lagoa, nos Açores, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores e a Ecoteca de Lagoa, da Rede Regional de Ecotecas da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, promovem no próximo sábado, um safari geológico de autocarro e pequenos percursos a pé.



Em Lisboa, inserido nas comemorações do dia da Terra, a câmara anunciou que a partir de Maio dar-se-á início à lavagem das ruas e rega de árvores com água reutilizada.

retirado do JN

4 comentários:

Natália Fera disse...

Bom dia Lina
Está tudo bem contigo?
Voltamos ao tempo de chuva.
Quero soliiiiiiiiii
Beijinhos

Anónimo disse...

Márcia diz:

Bommm diaaa,boa tardeee,Lina!
E viva nosso planeta Terra!!!!
Pena que muiitas pessoas não dão o valor devido á ela.

Tenha um bom dia!
beijinssss

Lina Querubim disse...

Boa tarde Nana!
Está tudo bem sim, andei aqui com visitas e logo um pouco mais ocupada foram embora ontem depois do almoço.
Também quero Soliiiiiiiiiiiiiiii num gosto desta chuva que só faz estragos e está na hora de ela ir para África que lá faz falta!
Beijokas

Bom dia, boa tarde Márcia :p é o nosso Planeta é lindo mas...a coisa tá a ficar mali :o( beijokas e faça as coisas com calma e ajuda!!!

Anónimo disse...

Márcia diz:

bigado Lina.Está tudo prontinho,já de tardezinha vou lá no Dr.para fazer umas marcações(desenhos na mamoca)e,amanhã madrugar no SPA!
E,graças á Deus tou tranquila,de verdade!
beijinssss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...