segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Investigação contra a leucemia em crianças distinguida

Investigação contra a leucemia em crianças distinguida


Prémio Pulido Valente Ciência 2009 entregue a Ana Patrícia da Silva

A investigação que aponta caminhos possíveis para o desenvolvimento de fármacos contra a leucemia mais comum nas crianças foi distinguida com o Prémio Pulido Valente Ciência 2009, um incentivo aos investigadores patrocinado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Fundação Professor Francisco Pulido Valente.

A distinção entregue à investigadora Ana Patrícia Bento Pereira da Silva, em cerimónia que decorreu durante a tarde de ontem no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi presidida pelo ministro José Mariano Gago.

Ana Silva é a primeira-autora do estudo premiado, desenvolvido ao longo de quatro anos por investigadores da Unidade de Biologia do Cancro do Instituto de Medicina Molecular, em Lisboa, em colaboração com equipas do Brasil, Escócia e Estados Unidos.

A investigação, de que são co-autores os cientistas portugueses João Barata, Bruno Cardoso e Leila Henriques, logrou identificar um mecanismo nas células humanas responsável pelo alto desenvolvimento das leucemias de tipo T, tendo merecido publicação no Journal of Clinical Investigation

O trabalho, centrado no estudo da proteína PTEN - que actua, dentro das células humanas, como um obstáculo ao desenvolvimento de tumores - abre as portas a investigação clínica promissora relativamente ao possível desenvolvimento de fármacos capazes de induzir a morte das células malignas (cancerosas) dos pacientes sem danificar as que permanecem normais.

De Barcelona para Cambridge

Ana Patrícia Bento Pereira da Silva tem 30 anos e doutorou-se em Janeiro pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Licenciou-se Biologia Microbiana e Genética na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1997-2002), foi estudante Erasmus na Faculdade de Biologia da Universidade de Barcelona, Espanha (2000-2001), e realizou o estágio de licenciatura no Departamento de Neurociências do Babraham Institute, Cambridge, Reino Unido (2001-2002).

O Prémio Pulido Valente Ciência visa distinguir o melhor trabalho publicado na área das Ciências Biomédicas, realizado num laboratório nacional por um investigador com menos de 35 anos.

Fonte: Ciência Hoje

2010-02-22

(retirei do SAPO.PT)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...